Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que Ele adquiriu a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia (1Pd 2, 9-10).
CIC 63- Israel é o povo sacerdotal de Deus, "aquele que traz o nome do Senhor" (Dt 28). É o povo daqueles "aos quais" Deus falou em primeiro lugar, o povo dos "irmãos mais velhos" da fé de Abraão.
CIC 64 - Por meio dos profetas, Deus forma seu povo na esperança da salvação, na expectativa de uma Aliança Nova e Eterna, destinada a todos os homens, e que será impressa nos corações.
CIC 781 - Em qualquer época e em qualquer povo, é aceito por Deus todo aquele que o teme e pratica a justiça. Aprouve, contudo, a Deus santificar e salvar os homens não singularmente sem nenhuma conexão com os outros, mas constituí-los num povo, que o conhecesse na verdade e santamente o servisse. Escolheu, por isso, Israel como seu povo. Estabelecendo com eles uma aliança... Tudo isso, porem, aconteceu em preparação e figura para aquela nova e perfeita aliança que se estabeleceria em Cristo...Esta é a Nova Aliança, isto é o Novo Testamento em seu sangue, chamando entre judeus e gentios um povo que junto crescesse na unidade, não segundo a carne, mas o "Espirito".
782. Características do Povo de Deus:
- O povo de Deus tem características que o distingui nitidamente de qualquer agrupamento.
- Ele é o povo de Deus. Este povo tem por cabeça Jesus Cristo (ungido, Messias); pelo fato de a mesma unção, o Espirito Santo, fluir da cabeça para o corpo, ele é o povo "Messiânico|".
- A pessoa torna-se membro desse corpo, não pelo nascimento físico, mas pelo nascimento do alto," da água e do espirito"(Jo 3,35), isto é, pela fé em Cristo e pelo Batismo.
- A condição deste povo é a dignidade e liberdade dos filhos de Deus; nos corações como em um templo, reside o Espirito Santo.
- Sua lei é o mandamento novo de amar como Cristo nos amou. "É a lei nova do Espirito Santo".
- Sua missão é ser o sal da terra e a luz do mundo. Ele constituiu para todo genero humano o mais forte gene de unidade , esperança e salvação.
- Finalmente sua meta é o Reino de Deus, iniciado na terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais até que no fim dos tempos, seja consumado por Deus mesmo.
783 -Jesus Cristo é aquele que o Pai ungiu com o Espirito Santo e que constitui uma raça eleita, um sacerdócio, régio, uma nação santa(1Pd 2, 9). Portanto, Sacerdote, Profeta e Rei, o povo de Deus inteiro, participa dessas três funções de Cristo e assim a responsabilidade de missão e de serviço que dai decorrem.
Todos os que renasceram em Cristo obtiveram pelo sinal da cruz, a dignidade real e pela unção do Espirito Santo, receberam a consagração sacerdotal. Por isso, não obstante, o serviço especial do vosso ministério, todos os cristãos foram instituídos de um carisma espiritual que os torna membros dessa família.
O desejo de Deus para seu povo é que ensinem os outros sobre Ele, seu desejo é que sejamos povo distintos, uma nação de pessoas que guia outras em direção á sua providencia, prometida no redentor , salvador Jesus Cristo.
Fontes de pesquisa:
Bíblia sagrada
CIC- Catecismo da Igreja Católica
Ana Merice Nicolau Leite
G.O. Filhos de Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário