quinta-feira, 15 de abril de 2021

A Instituição da Eucaristia

 

“Eu sou o pão da vida, vossos pais comeram o maná do deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu,  para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão  vivo, que desci do céu.  Se alguém come deste pão, viverá  eternamente e o pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo.” (Jo 6, 48-52)

“Durante a refeição,  Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos seus discípulos,  dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo". (Mt 26,26)

    Estas duas passagens nos fazem recordar todo o amor com que Jesus nos amou e ama. Quanta verdade de amor! Quanta clareza em suas palavras! Amor e entrega total que nos constrange o coração com tamanha gratidão. 

    Em João cap.6 Jesus se apresenta como o caminho para a vida, o pão  vivo. O maná saciou a fome fisiológica das pessoas, mas Jesus vem pra saciar a fome espiritual, a fome de vida eterna, a fome de amor. “E todo aquele que comer deste pão  terá  vida eterna", eis a promessa de Deus  para nós,  a eternidade!

    Agora em Mt 26 somos convidados a relembrar da última ceia, onde ao se reunir com os que amava, na quinta feira antes da pascoa, Jesus não apenas confirma o que teria falado, mas aqui vem selar de uma vez por todas a sua entrega total por nós, deixando também  a certeza que não  nos deixa sozinhos nesse mundo. Entrega-se a nós  no seu corpo e no seu sangue, para que possamos assim esperar a sua volta.

    A palavra de deus é clara e reluzente, mais clara que a luz do dia! “Isto é o meu corpo" Jesus não nos quer perdidos e abandonados em meio ao mundo tão  confuso em que vivemos, por isso nos deixa sua carne e sangue que são  sinais de seu amor concreto e fonte de vida eterna para nós.  Ate a sua vota, não estaremos sós, temos todos os dias, a cada hora, minuto, em algum lugar no mundo o corpo e o sangue de Jesus sendo entregues novamente a humanidade por amor, na celebração da santa missa.  Temos como os próprios discípulos, na celebração da Eucaristia, a oportunidade de estarmos juntos de Jesus, comendo e bebendo seu corpo e sangue. É a graça  sobrenatural que superabunda Em nosso ser quando recebemos Jesus na eucaristia e a partir desse encontro, no nada do nosso coração  Ele se faz tudo em nossa vida.

    AMOR! Não  há outro nome, outra explicação,  puro e simplesmente amor! Amor este que só ele é capaz de preencher o nosso coração  e nos permite contemplar ainda na terra um pouco do céu que nos aguarda.

    Quantas oportunidades temos de estarmos unidos a Cristo?! Quantas e quantas Missas nos são  proporcionadas pelo próprio Deus para que tenhamos a participação no banquete?!

    Que diante da certeza de Jesus Eucarístico, a certeza de é o seu corpo e o seu sangue que comungamos a cada eucaristia, possamos ter sempre a certeza também  de que não estamos sozinhos até o dia de sua volta gloriosa, pois Ele mesmo já se faz presente  dentro de cada um de nós, na comunhão.  Que possamos ter em nosso coração o desejo ardente, que reacende dia após  dia, de comunga-lo e estarmos unidos a Ele no seu corpo e sangue, e que permitamos ser conformados aos coração de Jesus que sempre vem ao nosso encontro para nos lembrar que Ele venceu e vence sempre! Essa vida e tudo que nela existe passa, mas temos um céu  que nos espera, é a eternidade que desejamos dentro de nossas almas. Reinflama Jesus o nosso coração  e nos dê o desejo gritante e ardente de nos unirmos a ti na santa eucaristia.

 

Deus abençoe  a todos!

Jessica Oliveira

G.O. Filhos de Maria

 

Referencias:

A Instituição da Eucaristia https://www.google.com/amp/s/semeandocatequese.wordpress.com/2012/04/05/instituicao-da-eucaristia/amp/.

 

Mistérios do Santo Rosário - http://www.vatican.va/special/rosary/documents/misteri_luminosi_po.html.

 

quinta-feira, 1 de abril de 2021

PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


 "AQUELE QUE NÃO CONHECIA PECADO DEUS O FEZ PECADO POR CAUSA DE NÓS"

    CIC-602-"Tendes consciência de que fostes resgatados da vida fútil herdada de nossos pais, não por coisas perecíveis, como prata e ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo.

    604- Ao entregar seu filho por nossos pecados, Deus manifesta seu desígnio sobre nós, é um desígnio de amor benevolente que antecede a qualquer mérito nosso: "nisto consiste o amor: Não fomos nós que amamos a Deus , mas foi Ele quem nos amou e enviou o seu filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados(1 João 4, 10). "A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando ainda eramos pecadores" (Rom 5,8).

    605- Este amor não exclui ninguém (Mt 18, 14). Ele afirma : "dar a sua vida em resgate de muitos, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre a cruz(1 Pd 2,24)

    Irmãos a morte de Cristo é o sacrifício da Nova Aliança, que conduz o homem a comunhão com Deus, o sangue de Cristo derramado na remissão dos nossos pecados. 

    Para alguns a cruz é loucura, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus(1Cor 1, 18). A cruz de Cristo é fonte de esperança e vida, vida de Cristo dada por nós. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim(Mt 20, 28)

    Não se deixe enganar: Fora da cruz não existe outra escada por onde subir ao céu".



Fontes de pesquisa:
CIC

Bíblia Sagrada


Ana Merice Nicolau

G.O Filhos de Maria