Agosto o mês Vocacional
Como já falamos no texto anterior a Vocação é um chamado de amor de Deus que floresce em nosso coração. É feliz aquele que encontrou o seu lugar no meio do mundo, lugar de viver santidade e gerar frutos para o céu.
Dando continuidade ao texto anterior, falaremos sobre as vocações celebradas nas duas últimas semanas do mês de Agosto.
Na terceira semana deste mês, a Igreja celebra, medita e aprofunda sobre o chamado as vocações religiosas, recordando os tantos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas dos diversos institutos de vida apostólicas. Ah! Aqui também rezamos e conhecemos melhor sobre as Novas Comunidades. Carismas que surgem do coração de Deus para cada tempo e necessidade da Igreja.
Pois é, Deus infunde também em muitos corações um chamado de amor através de vivencias de carismas específicos, nessas vocações destacam-se freiras, frades, homens, mulheres e jovens que desejam ardentemente entregar suas vidas a Deus servindo a Igreja e a humanidade que sofre de uma forma mais profunda do que já se vivia em seu cotidiano. É o desejo de dar o algo a mais ao Senhor.
Bonito é ver que todos partilham do mesmo desejo: ser sinal de Deus no meio do mundo buscando viver votos de pobreza, obediência e castidade.
Por fim, mas não menos importante, na Quarta semana de agosto celebramos a Vocação dos leigos e leigas. Muitas pessoas vivendo no cotidiano de suas vidas não sentem apenas o desejo de ir beber na fonte da oração, mas de serem canais da graça de Deus servindo em suas paróquias e comunidades através dos tantos serviços pastorais. Alguns sentem o desejo de servir na liturgia, outros nos serviços pela música, outros ainda pelas missão e cuidado com crianças, pastorais carcerárias, entre tantas outras. A igreja é o local de serviços de amor aos homens em busca de levar todos a conhecerem Jesus e o seu Reino. A vida ativa do leigo na Igreja gera frutos para obra de Deus, pois servindo com amor, zelo e dedicação são capazes de levar o amor de Deus até os lugares mais simples e necessitados. Na semana também celebramos o dia do Catequista (30 de agosto).
Como é bom saber que todos são preciosos para Deus, saber que Ele deseja contar conosco, para sermos sinais de Sua presença diante da humanidade que espera a manifestação de Seu Amor. O Senhor chama a cada um de nós, de acordo com nossas realidades, a ser anunciadores da Boa Nova do Reino e sinais de paz e santidade a todos os homens da face da terra.
Espero que possa ter ajudado você a compreender melhor as vocações celebradas ao longo deste mês. Que você encontre dentro do seu coração e do coração da Igreja a forma pela qual é chamado a viver a santidade e o chamado de amor de Deus em sua vida. Porque Ele sempre chama e busca corações dispostos a dar tudo em troca do tesouro que é a Sua Vontade. Deus te chama pelo nome!
Que Ele te abençoe e te conduza sempre.
Autora: Jessica Oliveira.