quinta-feira, 23 de junho de 2022

Solenidade da Natividade de São João Batista


“Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito e viveu nos desertos, até o dia em que se apresentou diante de Israel” (Lucas 1, 80).

 
     A Santa Igreja celebra a solenidade do nascimento de São João Batista. Esse ano devido a solenidade do Sagrado Coração de Jesus (que sempre é na segunda sexta-feira após o Corpus Christi), celebra-se hoje (23/06) onde normalmente seria celebrada no dia 24/06. Os únicos a terem o aniversário natalício recordado pela liturgia da Igreja é Nosso Senhor Jesus Cristo (25/12), São João Batista (24/06) e da Santíssima Virgem Maria, em 8 de Setembro.
     São João nasceu numa cidade do reino de Judá, é filho de São Zacarias e Santa Isabel, eles rezavam muito pela sua vinda, pois Isabel era estéril e idosa. O Arcanjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho e que devia se chamar João. Ele também é primo de Jesus, pelo parentesco de Isabel com Nossa Senhora, e é 6 meses mais velho. No sexto mês da gravidez de Isabel, Maria foi visitá-la e quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e com um forte grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?" (Lucas 1:41-43).
     João chamava os homens à conversão, advertindo: "Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo'' (Mateus 3:2). João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal, por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.
     Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir - Eu não sou o Cristo'' (João 3, 28) e ''Não sou digno de desatar a correia de sua sandália''. (João 1,27) -, ele apontava em direção ao único caminho, e exclamava: ''Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!'' (João 1,29). Foi João Batista quem batizou Jesus, mesmo contra sua vontade, dizendo: ''Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim ?'' (Mateus 3,14).
     Ele é o último dos profetas no Antigo Testamento e o primeiro dos profetas no Novo Testamento. Ele é o elo que liga o Velho ao Novo Testamento, que transforma o que era velho em novo pela divina graça de Deus. É aquele que morre para si para que Jesus cresça por intermédio dele.

     É ele quem diz: “Convém que ele cresça e eu diminua” (João 3, 30). 


 “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista… De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mateus 11,11-14).


São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós. 


Fontes:
https://santo.cancaonova.com/santo/solenidade-do-nascimento-de-joao-batista/
https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/aprendamos-com-sao-joao-batista-a-ser-profetas-do-senhor/
https://santo.cancaonova.com/santo/martirio-de-sao-joao-batista/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-sagrado-coracao-de-jesus/
https://formacao.cancaonova.com/diversos/sao-joao-batista/

Autor: Wellinton Ferreira Freire - GO Filhos de Maria