quarta-feira, 9 de março de 2016

Culto das imagens.




O cavalo de batalha de muitos membros de seitas é acusar os católicos de adorar imagens. Muitas vezes conseguem confundir os mais simples, dizendo que Deus proibiu fazer imagens, etc e etc.

Vamos demonstrar aqui que Deus não proibiu fazer imagens, mas, aliás, mandou fazer.

Esclarecimento

Imagem: é a representação de um ser em seu aspecto físico. Assim, imagem é uma fotografia, uma estátua, um quadro etc.

Adorar: é um ato de considerar Deus como único Criador e Senhor do mundo. O culto de adoração somente se pode dar a Deus porque só Ele é Criador e Senhor do universo.
Ídolo: é um falso deus, inventado pela fantasia humana (sol, lua, animais e outras entidades etc.).

Idolatria: é o ato de adorar o falso deus. Ou seja, é considerar o falo deus como criador e senhor do universo. É o pior e mais grave pecado que se possa fazer.

Venerar: é imitar, honrar, louvar a Virgem e os santos porque são nossos modelos na fé e na prática da caridade.

Deus proíbe a fabricação de ídolos, não de imagens. Uma vez que o povo hebreu estava cercado de povos que adoravam ídolos (falsos deuses), e para que o povo hebreu não s imitasse neste horrível pecado, Deus fez saber ao seu povo : “ Eu sou o senhor teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura nem figura alguma do que está no céu ou embaixo sobre a terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso” (Ex 20, 1-5).

Como se percebe, Deus proíbe severamente a fabricação de imagens de ídolos (falsos deuses) para serem colocados no lugar do Deus verdadeiro, porque somente Ele, Deus, é o Deus único e verdadeiro.

Deus manda fazer imagens.

Quando as imagens não são para serem colocadas no lugar de Deus, isto é, quando as imagens não são para serem adoradas, então o mesmo Deus as manda fazer. E muitas.

a) “O Senhor disse a Moisés: farás dois querubins de ouro. Estes querubins terão suas asas estendidas para alto e com as asas protegerão a tampa da Arca da Aliança. E ali eu virei ter contigo” (Ex 25, 18-22).

b) “Dentro do Santíssimo foram postos dois querubins de madeira” (1 Rs 6,26).

c) “Todas as paredes do Templo em redor eram entalhadas com figuras de querubins e palmas” (1 Rs 6, 29).

d) “O senhor disse a Moisés: faze uma serpente de bronze... “ (Nm 21, 8).

e) Ver também: 1 Rs 7, 29; Ez 41,18; Sb 16, 5-8.
Como se vê, Deus não proibiu fazer imagens, pois ele mesmo as mandou fazer. Deus proibiu fazer imagens de ídolos, isto é, falsos deuses e a eles prestar culto de adoração, a saber, considera-los como criadores do mundo. As imagens de Maria, dos Santos, como também os monumentos aos heróis nacionais, não são ídolos, mas retratos de pessoas que se destacaram na fé em Cristo e no amor ao próximo e que nós devemos imitar.

Ajoelhar-se

A maioria das vezes, na Bíblia, ajoelhar-se ou prostrar se diante de uma pessoa significa veneração, homenagem, respeito, saudação etc. Conferir :Gn 27,29; 1Rs 1, 16-22; Ex 18,7 etc

Betsaida se ajoelhou e se prostrou diante do rei...” (1Rs 1,16). 
Betsaida não adorou o rei, mas reverenciou.

Rezar a Deus por meio dos Santos e da Virgem

Maria, os apóstolos, os santos, são amigos de Deus e nossos irmãos; por isso podemos pedir a Deus em nosso favor. Há muitos exemplos disso na Bíblia. Conferir : 1 SM 7,8; Ecl 44, 1-2; 1Rs 18,7.

Maria em Caná pediu em favor dos noivos. E Jesus realizou seu primeiro milagre em atenção a sua mãe (Jo 2, 1-12).

O mesmo Lutero diz a respeito “ Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os Santos pois eles podem interceder por nós” (Prep. Ad mortem).

Pedro, em nome de Jesus, realizou milagres (At 3,8).

São Paulo diz: “É bom rezar uns pelos outros e isto é agradável aos olhos de Deus” (1 Tm 2,1-3; Ef 6,18-19).

(BATTISTINI, Frei. A igreja do Deus vivo- Curso Bíblico popular sobre a verdadeiro Igreja. Editora Vozes. Cap 14. Edição 44)

Nenhum comentário:

Postar um comentário