quinta-feira, 15 de junho de 2017

Corpus Christ



Hoje a Igreja celebra a Festa de Corpus Christ, a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia pelo próprio Senhor Jesus Cristo (MT 26, 26-28) o Verbo Encarnado (Jo 1,1).

E vários são os testemunhos da Real presença de Jesus no Pão e no vinho Consagrados na Santa Missa.

Uma das mais antigas e que deu origem a Solenidade, ocorreu no Século VIII, em Lanciano na Itália, onde um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Na mesma hora a hóstia consagrada transformou - se em Carne e o vinho Consagrado transformou - se em Sangue. Esse milagre tornou objeto de muitas pesquisas e estudos no decorrer do tempo, em vários séculos foram feitos estudos e mais estudos. Porém o estudo mais sério foi feito entre 1970 e 1971, e revelou ao mundo resultados impressionantes:

1°. A Carne e o Sangue continuam frescos e incorruptos, como se tivessem sido recolhidos no mesmo dia, apesar dos 12 séculos transcorridos.

2°. O Sangue encontra-se coagulado esternamente em cinco partes; internamente ele continua líquido.

3°. Cada porção coagulada de Sangue possui tamanhos diferentes, porém todas possuem exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas.

4°. São Carne e Sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, característico dos judeus.

5°. Todas as células e glóbulos continuam vivos.

6°. A Carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração (orgão que é símbolo de amor).


Mais foi apenas em Junho de 1246 que a Festa de Corpus Christ foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, que tinha constantes visões que solicitavam a instituição de uma Festa em Honra ao Santíssimo Sacramento. Em Outubro de 1246, o Papa Urbano IV estende a Solenidade para toda a Igreja.

Nessa Celebração o maior dos Sacramentos deixados à Igreja mostra a Sua realidade: a Redenção. Todos os outros Sacramentos são administrados tendo em volta o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Por isso este Sacramento torna-se o Sacramento por excelência.


Porém mesmo diante de tantos milagres Eucarísticos, muitos ainda teimam em nutrir a descrença na Presença do Senhor em Seu Corpo e Sangue, no Santíssimo Sacramento. E o que mais doí é que infelizmente muitos de nós que temos vivido essa incredulidade, a dureza de coração. Não temos desejado unir nosso coração ao Senhor em Comunhão. É Ele mesmo quem nos diz: "Quem Come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu permaneço Nele." (Jo 6, 56).

Temos que ser desejosos em querer está próximo de Jesus. O desejo de querer ter Jesus, de comunga - lo. Santa Teresinha dizia: "Quando eu momungo o Senhor sinto o meu coração arder", e ela ainda diz, "eu gostaria que o Senhor ficasse ardendo no meu perito por mais tempo", e o próprio Senhor respondeu a ela, " Teresinha eu faço isso pelo amor que tu tens por mim, quanto mais tiver o ardente desejo de me comungar, o ardente desejo de estar junto a mim, mais eu permaneço em ti e mais você sentirá minha presença". Temos que estar desejosos em estar com o Senhor em Comunga - lo. O anseio na alma de participar da Missa, o Santo Sacrifício de nossa Salvação.

O outro grande ponto aí é a fé. Quando perdemos a descrença no corpo e Sangue de Cristo, fica impossível de sentir o Senhor. De adora - lo. 

Por isso toda a Missa é um ato de Adoração ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Santo Agostinho dizia: "Ninguém coma deste Pão do Céu sem primeiro ter adorado, pecaríamos por não Adora- lo". O Papa Bento XVI dizia: "Comungar é Adora - lo"

Que possamos nutrir este amos por o Santíssimo Sacramento. Ter este zelo por o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo que comungamos em cada Missa.


Darlan Dias, Escravo inútil da Santíssima Virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário