sexta-feira, 10 de julho de 2020

Maria, modelo de santidade e exemplo para a missão.



Desde toda a eternidade, Deus em sua infinita sabedoria, predestinou Maria para ser a mãe do salvador. Ela foi escolhida desde a concepção, para ser aquela que acolheria em seu ventre e em seu coração o verbo encarnado. O Senhor também escolhe a cada um de nós, nos tornando seus discípulos e assim como fez com João, o discípulo amado, dando-lhe Maria por mãe, o mesmo faz com cada um de nós, para que possamos nos espelhar nela.

Nossa Senhora era uma mulher contemplativa, que vivia na simplicidade de sua vida, a comunhão plena com Deus. Por sua humildade, reconhecia-se incapaz de fazer grandes coisas, mas por sua confiança sabia que o Senhor era capaz de realizar tudo o que quisera através dela. Por isso, ao receber a visita do anjo Gabriel, confiou e abandonou-se inteiramente aos planos do Senhor para sua vida. Soube doar-se, sem reservas, indo ao encontro daqueles que mais necessitavam como fez ao sair apressadamente ao encontro de sua prima Isabel que já se encontrava no sexto mês de gestação. Ou ainda naquela festa de casamento em Caná da Galileia, onde percebendo que não havia mais vinho, apresentou a necessidade daquele povo a seu filho Jesus, intercedendo assim pelo milagre.

Maria, é aquela que mesmo no auge da dor, ao ver seu filho amado pregado na cruz, soube silenciar e participar de forma plena de todo o seu sacrifício em favor da humanidade, vivendo cada uma de suas dores na alma. A palavra de Deus nos afirma que ela era uma mulher do céu, que mantinha os olhos fixos no Senhor e por assim ser, deixou-se modelar por Ele. Soube ser obediente e por amor nada queria para sua vida a não ser o querer de Deus. Que a exemplo de Maria, façamos de nossa vida uma oferta verdadeira de amor.

Autor (a): Ivana Marçal.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

ATENDAMOS AO CHAMADO.




A santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.

Irmãos, a liturgia de hoje, nos convida a escutarmos e atendermos ao Chamado do Senhor, Chamado a Vida Plena, a nos afastarmos do pecado, viver Por Ele e para Ele. Vivermos a experiência de nos lançarmos em Seu Espírito.

A PRIMEIRA LEITURA do Livro do Profeta Oséias (Os 14,2-10), aquele que com seu estilo profético, denunciava o Pecado, Traz uma súplica do Senhor: Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.   O profeta Oséias, alerta e denuncia sobre o pecado de Israel, que abandonou O Senhor e em seu lugar colocou deuses do ouro e da prata. Ergueu altares que só serviam para pecar. E nós meus irmãos, quantas vezes,  no auge de nosso pecado, do nosso egocentrismo, levantamos palácios do nosso “ouro”, erguemos “fortalezas” e ousamos acreditar que estamos honrando ao Senhor, quando na verdade, O estamos tirando do centro de nossas vidas e o desonrando? Quantas atitudes nossas ferem o coração do Pai? 

No último capítulo, Oséias escreve sobre o pedido do Senhor: Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. É O Senhor mesmo que se dirige a nós no dia de hoje e nos faz o CHAMADO a vida plena. Deixando nossos ídolos, nosso ouro, nossas verdades e vontades, para em TUDO Dele depender. Ele apaga o pecado que em outrora estávamos caídos, tira o peso da culpa e cura nossa desobediência. 

A continuação do CHAMADO DO SENHOR dá-se no Evangelho : Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós (Mt 10,18-20). Agora, O Senhor nos convida, já libertos do pecado e tendo ouvido o Seu Chamado, a anunciar sua palavra, a ser testemunha do Seu Reino. É um convite irmãos, O Senhor não nos obriga a nada. Mas vamos juntos ousarmos viver como Ele? Ser testemunha Dele?

Atender ao CHAMADO DO SENHOR é um passo de Fé. Não será fácil- Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Isso mesmo meus irmãos, ao passo que decidirmos viver a vontade do Senhor, seremos escarnecidos, mas aí está a nossa Via Sacra. Esse é o momento de sermos testemunhas do Seu Amor, da Sua Verdade, do quanto é maravilhoso ser conduzido por Ele. Amados, Ele não nos deixou sozinhos, O Espírito Santo é nosso companheiro, conselheiro. Basta que queiramos ser conduzidos, O Espírito virá em nosso socorro, falará por nós. O acalento ao coração O Senhor nos dá: Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo (MT 10, 22). No dia de hoje decidamos por o Senhor, por o céu, por santidade! Queiramos a sua vontade para a nossa vida assim como quiseram e querem aqueles que decidem a cada ação por a santidade e assim vivem uma vida que agrada  a Deus e como prêmio ganham o céu e o título de santos(as).

Para finalizar, partilho com vocês um breve resumo sobre o Santo do dia de hoje: Santo Olavo, O santo Rei da Noruega- um homem que tinha títulos, honras, mas que ao conhecer Jesus, fez de tudo para viver uma vida de santidade, tornar Jesus conhecido em seu país, evangelizar seu povo e acabar com o paganismo. Santo Olavo ouviu o CHAMADO, fez do Senhor o seu único Senhor, amo-o e doou sua vida. Que Santo Olavo seja exemplo e interceda por nós no céu! Amém!!! 

Autor (a): Fabiana Meneses.


Eucaristia, alimento na caminhada. Certeza do Céu!

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele." - João 6,56.

Nosso Senhor Jesus Cristo na Sua grandeza infinita, nos amou tanto que, se fez pequeno em um pedaço de pão para nos alcançar na nossa miserável condição de pecador. 

Assim sendo, se permitiu ser mais que tocado, mas se fez para nós como um esposo para com sua amada, se uniu a nós em uma só carne, em um só corpo, dando a a criatura a grande graça de permanecer Nele em uma unidade sobrenatural.

Jesus se inclina até nós com um ato de humildade e misericórdia como fez com a prostituta, se inclinou até ela, para que ela ali naquele ato de amor quando igualada aos olhos dele, se sentisse amada, alcançada por um cuidado jamais sentido. E ao levantar, Jesus não levanta sozinho, levanta com ela e vos dá a graça do perdão, do recomeço.

Hoje podemos encontrar esse mesmo Jesus na santa Eucaristia, ao comungar do corpo vivo de Cristo mais uma vez oferecido ali na Santa Ceia como Sacrifício de amor, podemos ver Jesus mais uma vez se inclinar até nós, e quando olhamos para Ele temos mais uma vez a alegria do Cristo Ressuscitado. Ao comungarmos podemos ouvir a promessa de Jesus que soa dentro de nós, "E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". Mateus 28, 20.

Quem se deixa conduzir por esse amor, e se envolve por esse mistério de salvação, encontra um sentido novo para a vida, aliás, ninguém jamais se encontrou com Jesus, olhou nos olhos d'Ele e continuou do mesmo jeito, o novo de Jesus nos leva a Salvação.


Autor (a): Fernanda Venâncio.