quarta-feira, 8 de julho de 2020

ATENDAMOS AO CHAMADO.




A santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.

Irmãos, a liturgia de hoje, nos convida a escutarmos e atendermos ao Chamado do Senhor, Chamado a Vida Plena, a nos afastarmos do pecado, viver Por Ele e para Ele. Vivermos a experiência de nos lançarmos em Seu Espírito.

A PRIMEIRA LEITURA do Livro do Profeta Oséias (Os 14,2-10), aquele que com seu estilo profético, denunciava o Pecado, Traz uma súplica do Senhor: Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.   O profeta Oséias, alerta e denuncia sobre o pecado de Israel, que abandonou O Senhor e em seu lugar colocou deuses do ouro e da prata. Ergueu altares que só serviam para pecar. E nós meus irmãos, quantas vezes,  no auge de nosso pecado, do nosso egocentrismo, levantamos palácios do nosso “ouro”, erguemos “fortalezas” e ousamos acreditar que estamos honrando ao Senhor, quando na verdade, O estamos tirando do centro de nossas vidas e o desonrando? Quantas atitudes nossas ferem o coração do Pai? 

No último capítulo, Oséias escreve sobre o pedido do Senhor: Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. É O Senhor mesmo que se dirige a nós no dia de hoje e nos faz o CHAMADO a vida plena. Deixando nossos ídolos, nosso ouro, nossas verdades e vontades, para em TUDO Dele depender. Ele apaga o pecado que em outrora estávamos caídos, tira o peso da culpa e cura nossa desobediência. 

A continuação do CHAMADO DO SENHOR dá-se no Evangelho : Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós (Mt 10,18-20). Agora, O Senhor nos convida, já libertos do pecado e tendo ouvido o Seu Chamado, a anunciar sua palavra, a ser testemunha do Seu Reino. É um convite irmãos, O Senhor não nos obriga a nada. Mas vamos juntos ousarmos viver como Ele? Ser testemunha Dele?

Atender ao CHAMADO DO SENHOR é um passo de Fé. Não será fácil- Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Isso mesmo meus irmãos, ao passo que decidirmos viver a vontade do Senhor, seremos escarnecidos, mas aí está a nossa Via Sacra. Esse é o momento de sermos testemunhas do Seu Amor, da Sua Verdade, do quanto é maravilhoso ser conduzido por Ele. Amados, Ele não nos deixou sozinhos, O Espírito Santo é nosso companheiro, conselheiro. Basta que queiramos ser conduzidos, O Espírito virá em nosso socorro, falará por nós. O acalento ao coração O Senhor nos dá: Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo (MT 10, 22). No dia de hoje decidamos por o Senhor, por o céu, por santidade! Queiramos a sua vontade para a nossa vida assim como quiseram e querem aqueles que decidem a cada ação por a santidade e assim vivem uma vida que agrada  a Deus e como prêmio ganham o céu e o título de santos(as).

Para finalizar, partilho com vocês um breve resumo sobre o Santo do dia de hoje: Santo Olavo, O santo Rei da Noruega- um homem que tinha títulos, honras, mas que ao conhecer Jesus, fez de tudo para viver uma vida de santidade, tornar Jesus conhecido em seu país, evangelizar seu povo e acabar com o paganismo. Santo Olavo ouviu o CHAMADO, fez do Senhor o seu único Senhor, amo-o e doou sua vida. Que Santo Olavo seja exemplo e interceda por nós no céu! Amém!!! 

Autor (a): Fabiana Meneses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário