Origem da Palavra.
“Quaresma”, tem sua origem do latim “Quadragésima” e significa “quarenta dias”.
A Quaresma é um tempo de PREPARAÇÃO para CELEBRAR a Páscoa do Senhor. Neste, se INTENSIFICAM as práticas de Oração, Jejum, Caridade e Penitência para vive-lo de maneira mais eficaz.
Como Surgiu?
Desde sempre, os Cristãos de preparavam para a Páscoa com oração, jejum e penitência, embora, fosse de uma forma menos intensa. Alguns Padres da Igreja, como São Jerônimo (+420), São Leão Magno (+461) ,creditam aos Apóstolos a instituição da quaresma, não há total conhecimento de fatos para afirma-la, pois o que se sabe e conhece é que havia uma preparação, de apenas 3 dias, para a Páscoa. A primeira menção a Quaresma, data do 1*Concílio de Nicéia (325 ). Como prática obrigatória, foi instituída no século IV.
Esse tempo de quarenta dias foi inspirado numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava. Ela durava quarenta dias, tempo em que os pagãos 2*(catecúmenos) se preparavam para receber o batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal. Acompanhavam também os irmãos que tinham cometido pecados graves para retornarem à fé. Esse tempo era marcado pela penitência e oração, pelo jejum e escuta da Palavra de Deus. Eles eram os “penitentes”, os quais renovavam a fé e recebiam o batismo ou eram reintegrados à comunidade no Sábado Santo. (https://diocesedecrato.org/a-quaresma-foi-inspirada-numa-grande-catequese-que-a-igreja-primitiva-realizava)
Simbolismo
A simbologia do número 40 na Bíblia quer dizer para nós um tempo de Provação, Purificação, Preparação, onde Deus quer de nós uma resposta, uma mudança de vida. Um Novo Povo, preparado para um Novo Tempo que Ele fez para nós.
• Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7,4);
• Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai, a sós com Deus (Êxodo 24,18);
• O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14,33);
• Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19,8);
• Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3,11);
• Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13,21), Davi (II Samuel 5,4-5) e Salomão (I Reis 11,42), os três primeiros reis de Israel;
• Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3,4);
• Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento (Lucas 2,22);
• Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2);
• Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1,1-3).
• 40 chicotadas eram dadas a alguém que errava como forma de correção (Dt 25,3)
• 40 chicotadas Paulo recebeu pelo menos cinco vezes menos uma (2Cor 11,24).
Vivência no Calendário Litúrgico
Por um decreto de Paulo VI, de 1969, a Quaresma tem seu início na quarta-feira de Cinzas até a quinta-feira Santa. São 44 dias (não se contam os domingos) pois, nestes, não se deve Jejuar/Penitenciar, visto que, O Domingo é o dia do Senhor, é Festa, Ressurreição. Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o Noivo está com eles, eles não podem Jejuar. (Mc 2,19)
Cor Litúrgica
Na Quaresma, a Igreja, “se veste”, da cor Roxa que significa luto e Penitência. Luto por o Sofrimento de Cristo. Não se usa Flores no Altar. Não se canta o Glória. Evita-se Palmas nas Celebrações.
Conclusão
Irmãos, que possamos entender o Chamado do Senhor e vivermos com a profundidade e intenção que esse tempo nos pede, para que no domingo de Páscoa, possamos festejar o Novo Homem que Morreu para o pecado e renasceu para a Vida em Cristo. Aqui, vale enfatizar, que diferente do que muitos fazem questão de propagar, não é apenas na quaresma que a Igreja nos manda Jejuar, Penitenciar, orar, fazer caridade, Pois essas são práticas corriqueiras e necessárias para Cristãos/pecadores e sobretudo, para aqueles que querem o Céu. Nesse tempo de conversão, a Santa Mãe Igreja, nos orienta a intensificar essas práticas. A rasgar os nossos corações, “nos vestir de sacos” e esperar que O Senhor perdoe nossas transgressões.
Salve Maria, Imaculada!
Fabiana Meneses
Grupo de Oração Filhos de Maria
1*- Concílio de Nicéia-Reunião de Bispos para deliberar sobre questões de Fé, doutrina, etc. Que aconteceu na Cidade de Nicéia-Turquia.
2*-Catecúmenos- Aquele que recebia instrução para Preparação do Batismo.
Referências: https://www.a12.com/redentoristas/noticias/redentoristas/o-significado-da-quaresma-1
https://pt.aleteia.org/2020/02/25/o-simbolismo-biblico-do-numero-40/
https://www.abiblia.org/ver.php?id=8204
https://cleofas.com.br/a-quaresma/
https://diocesedecrato.org/a-quaresma-foi-inspirada-numa-grande-catequese-que-a-igreja-primitiva-realizava/