sexta-feira, 26 de março de 2021

Quaresma: Oração e Caridade

 


Oração

Teu desejo é a tua oração; Se o desejo é contínuo,  também a oração é contínua. (Santo Agostinho).
 O QUE É A ORAÇÃO?

O Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 2559, nos diz : A oração é a elevação da alma para Deus. Santa Teresinha, dizia :Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria. O Próprio  Senhor Jesus, com sua vida, nos mostrou a importância da oração. Nos ensinou a oração do Pai Nosso- (Mt 6, 9-13); Em várias passagens, como por exemplo, em (Lc 5,16) Ele se retira para orar. Durante sua vida terrena, Jesus tinha intimidade  com O Pai. Os primeiros Cristãos, seguindo os ensinamentos do Mestre, também faziam da oração a bússola de suas vidas. Perseveraram eles na doutrina dos apóstolos, na reunião  em comum, na fração do pão e nas orações ( Atos 2,42).

 Logo, entende-se que não devemos buscar a oração para cumprir um ritual,uma obrigação,para ficarmos com a consciência tranquila, mas, porquê a oração é o respirar da alma. E para desejarmos viver uma vida de oração, é preciso ter humildade. A humildade é o fundamento da oração. A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus- CIC- 2559 A palavra do Senhor nos diz em- (Rm 8,26):Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser . A sagrada  escritura,nos diz que que a oração brota do coração, e este, é o  lugar da decisão, da verdade, onde habitamos, e nele só Deus pode sondar e conhecer.  É imprescindível entender que a ORAÇÃO é um COMBATE, requer decisão, esforço. É lutar contra nós mesmos e contra as armadilhas do demônio para nos fazer desistir do nosso relacionamento com O Senhor. 

CARIDADE


A mão do Pobre é o banco de Deus.(São Leão Magno)

CIC-1822. A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus. A Caridade se não for por Amor de Deus, não é caridade, é Filantropia. Pois a verdadeira Caridade é um esvaziar-se de si mesmo(a), dar-se sem reservas e sem esperar NADA  em troca. É despojamento de si, para ir ao encontro do outro e acolher suas necessidades, sejam elas físicas, espirituais, etc.

Dar ESMOLA é uma forma de caridade. É compreender que tudo o que temos vem de Deus e por isso, devemos partilhar. É um meio de santificação que combate o pecado da avareza. Quem se apieda do pobre, empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício (Prov. 19,17).

CONCLUSÃO


Entendido  o que é a oração e a Caridade, é fácil compreender o porquê a Santa Mãe Igreja recomenda que tais práticas sejam intensificadas na Quaresma, que é um tempo propício para uma verdadeira Conversão, pois a Oração que verdadeiramente brota de um coração humilde e despojado, só pode querer para si aquilo que é vontade de Deus. Já a Caridade, se for verdadeira, encobre uma multidão de Pecados (1 Pe 4,8).

CIC- Catecismo da Igreja Católica.

REFERÊNCIAS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário