sábado, 16 de outubro de 2021

Outubro: Mês das Missões - Parte I.

ORIGEM DO MÊS DAS MISSÕES

    O dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 14 de Abril de 1926.

    No Brasil, a celebração do Mês das Missões foi organizada por o Sacerdote Italiano Padre Gaetano Maiello, que  fez um trabalho missionário de  25 anos em solo brasileiro. Em 1972, O Padre Maiello, entra em contato com os superiores Bispos da  Amazônia, e lhes apresenta um projeto nacional de animação Missionária. E assim, nasce no Brasil, outubro , como o mês missionário, no qual devemos refletir mais sobre o nosso ser missionário e como anda o nosso ofício por excelência de sermos Discípulos e missionários do Reino de Deus.


É MISSÃO DE TODO BATIZADO SER EVANGELIZADOR!

    Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará forças; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo. (At 1,8);

    "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações..." (Mt 28,19);

    "Assim como tu me enviastes ao mundo, eu também os enviei ao mundo" (Jo 17,18);

    "Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes frutos e para que o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16).

    Irmãos,esses são alguns versículos Bíblicos, através dos quais, O próprio Senhor nos convoca a fazermos de nossa vida uma missão/evangelização. A Partir do momento que somos batizados,  nos tornamos verdadeiros Filhos de Deus e somos membros da cabeça. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja..." (Cl 1,18). Não podemos permanecer inférteis, pois Cristo é a árvore frutífera e nós somos os ramos e  devemos  dá frutos. Pois o ramo que não dá fruto é apanhado,lançado ao fogo e queimado (Jo 15,6).

    "Vai participar do Reino de Deus quem ajudá-lo a construir aqui na terra"(São João Paulo II). Essa frase de São João Paulo II, nos faz está ainda mais ciente da nossa vocação à Missão. O Reino é para todos, mas usufruirá dele aqueles que com sua força, inteligência, o fizerem ser cada dia mais próspero. O Senhor nos convoca para em nossa realidade, começar a mudar o mundo. Na nossa casa, trabalho, estudos, lazer, família, em todas as áreas somos convocados a fazer de nossa vida uma oferta de amor. Para que a cada dia, Ele cresça e nós diminuamos. 

    Para haver Evangelização, deve haver a verdade.E a verdade é uma só: a verdade é Jesus. É a palavra Dele que deve ecoar mundo a fora.Não há meios termos, que  devemos falar de forma mais branda ou adaptar a palavra do Senhor. A palavra do Senhor é viva e eficaz e não requer acréscimos ou adaptações.É dessa forma que devemos anunciá-lo.

    Portanto irmãos, não retrocedamos em nossa vocação a vida missionária e por conseguinte, a santidade.É O Senhor quem nos capacita!Basta a nós dá a Ele o livre acesso para fazer da nossa vida o que Ele quiser.Sigamos para o alvo, façamos tudo o que estiver a nosso alcance para nos convertermos diariamente e que nossa evangelização seja eficaz.O Senhor não precisa de nós,mas Ele quis precisar. A messe é grande e poucos os operários. O Reino se aproxima! O Dia do Senhor esta às portas,está chegando com a força devastadora da tempestade (Jl 1,15). Nós somos do alto e para lá devemos voltar.Mas há muitos irmãos que ainda não conheceram a palavra, que não se apaixonaram pelo Amor. Cabe a nós fazê-lo Conhecido e Amado. 

    "Salva a tua alma!Eis o essencial, todo o resto passa! A salvação da alma dura eternamente."São Pio de Pietrelcina.

Fabiana Meneses de Oliveira-Grupo de Oração Filhos de Maria.

Referências:
https://cleofas.com.br/o-grande-mes-das-missoes/
https://cleofas.com.br/dia-mundial-das-missoes/
http://www.revistamissoes.org.br/2010/07/origem-do-mes-das-missoes/




Nenhum comentário:

Postar um comentário