sábado, 29 de maio de 2021

Maria, primeiro sacrário de Nosso Senhor

    


     A Virgem Maria é o paraíso do novo Adão que é  Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar toda a humanidade. São Luís Maria Grignion de Montfort diz no Tratado da verdadeira devoção a Santíssima virgem que "É Nesse paraíso terrestre, ou seja, a Virgem Santíssima, que está a arvore da vida que produziu Jesus." O ventre da Virgem Maria foi o lugar onde o filho de Deus pode ser gerado com pureza, doçura, beleza e graça, um verdadeiro paraíso interior.

    Neste paraíso que é a Virgem Maria foram cultivadas as mais belas virtudes, de uma mulher pura, sem manchas de pecado e que possuía grande sabedoria e humildade. Foi através do Sim de Maria que Nosso Senhor operou suas maravilhas.

    Maria foi o primeiro sacrário de Nosso Senhor Jesus Cristo, por isso Ela é considerada um santuário fechado que é guardado e zelado pelo próprio Espirito Santo, dessa forma se torna um caminho mais curto para se chegar a Deus. Maria é a mãe cheia de ternura, graça e esplendor , a mãe que acolhe os pecadores e intercede a  Deus por eles, os protegendo de todos os perigos e pecados. "Os que em espirito permanecem na Santíssima Virgem não cometerão pecados consideráveis" (Tratado da verdadeira devoção).

    Maria foi a única mulher que encontrou graça diante de Deus, e através Dela a salvação chegou a nós, mesmo com toda grandeza de ser mãe do filho de Deus, Maria permaneceu humilde e fiel á Deus, o que fez com que a Ela fosse confiado o poder de esmagar a cabeça da serpente. “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar” (Gn 3, 15).

“Deus, vendo que somos indignos de receber suas graças diretamente de suas mãos divinas, dá-as a Maria, a fim de obtermos por ela o que ele nos quer dar.“(Tratado da Verdadeira devoção). Por isso, podemos dizer que temos uma mãe e advogada que intercede por nós junto a Deus Pai e através Dela podemos alcançar grandes graças e Nela encontramos um abrigo certo e um refúgio seguro.


Fontes: 

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem

Sagradas Escritura


Juliete Regina

G.O. Filhos de Maria

sexta-feira, 21 de maio de 2021

VIRGEM DO SILÊNCIO E DO AMOR

 

Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. (Lc 1,51)

    Como primeira Cristã Nossa Senhora era mestra em oração, humildade e simplicidade, abandonando-se inteiramente a vontade de Deus, o que fez com que fosse escolhida para ser a Mãe do próprio Filho de Deus.

  Nossa Senhora confiava nas promessas que Deus tinha feito, sendo assim em todos os momentos de angústia de dor Ela guardava tudo em seu coração e se recolhia em oração como alguém que sabe em quem depositou toda a Sua confiança, o que a tornou cada vez mais intima de Deus.

  O tratado da verdadeira devoção a Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion Montfort diz que: “Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos por Maria e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo, aquela que, em toda a vida, quis ser pobre, humilde e escondida até ao nada”. Nossa Senhora se escondia para que Nosso Senhor aparecesse, sendo serva por amor á Deus.

  Desde o momento da anunciação Maria acolhe a palavra de Deus e se abandona a Sua vontade, se tornando uma Serva do Senhor, guardando o silencio e o segredo de Nosso Senhor . Foi no silêncio do seu coração que Maria suportou as piores dores que uma mãe pode imaginar, com sabedoria, docilidade e paciência Ela viu seu filho ser julgado, condenado e morto. Mas em momento algum murmurou, pois acreditava que os desígnios de Deus estavam se cumprindo. 

     O silencio também é uma prece e muitas vezes fala mais que mil palavras, ficar em silêncio não quer dizer que não sabemos de nada, mas mostra a serenidade e sabedoria de quem encontra o verdadeiro sentido de sua vida. Com a Virgem Maria aprendemos que é no silencio que as mais sinceras orações são feitas e só assim conseguimos ouvir a voz de Deus.


Fontes:

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem

Bíblia Sagrada


Grupo de Oração Filhos de Maria

Juliete Regina