sexta-feira, 27 de maio de 2022

Maria: Medianeira de Todas as Graças


                            


    Fundamentados na palavra, sabemos que Maria foi escolhida pelo próprio Deus, para que por obra e graça do Espírito Santo, fosse gerado em seu ventre nosso salvador, Jesus Cristo. O consentimento de Maria, dá plena liberdade para que o Espírito Santo coloque em prática a vontade de Deus em sua vida: "Eis aqui a serva do Senhor!Faça-se em mim segundo a tua palavra."(Lc, 1,38). Vemos em sua resposta, um total abandono a tudo o que Deus havia preparado para ela. Não havia em Maria nenhum apego as suas próprias vontades, pois ela era toda de Deus e sua vida encontrava o verdadeiro sentido em deixar-se conduzir por Ele. 

   É o próprio Espírito Santo que leva Santa Isabel a afirmar o que até hoje continuamos a repetir: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"(Lc 1,42). É o próprio Deus quem a torna bendita, para que nela seja gerado o santo de Israel. 

   Usando de uma analogia, sabemos que uma árvore doente não pode gerar bons frutos, portanto é preciso que essa árvore seja preservada e bem cuidada desde o momento em que ela é plantada, para que o fruto de sua colheita seja bom. Deste modo, fez Deus com Maria, a preservou desde a concepção, da mancha do pecado original, para que o fruto que viria a nascer dela fosse perfeito. Assim como afirma o Papa Pio IX, ao proclamar o dogma da Imaculada Conceição.

   Antes de qualquer outra pessoa, Maria esteve com Jesus durante toda sua vida, ainda que muitas vezes de forma oculta. Sendo assim, podemos crer que também o faça no céu em favor de todos nós, seus filhos. Podemos contemplar, de forma ainda mais clara, o poder de sua intercessão ao lermos o milagre das bodas de Caná na Galiléia, onde São João narra para nós o primeiro milagre de Jesus na ordem da graça:"Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: 'Eles já não têm vinho!'.Respondeu-lhe Jesus: 'Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou'.Disse, então, sua mãe aos serventes: 'Fazei o que ele vos disser!'."(Jo 2,3-5).

    Não havia chegado a hora de Jesus se manifestar ao seu povo, mas por um pedido de sua mãe, o Senhor antecipa o milagre. Vemos que Nossa Senhora é aquela que conhece o coração de Jesus, tem intimidade com Ele e percebendo a necessidade daquele povo, apresenta ao Senhor, pois sabe que Ele não será indiferente ao se pedido. Esta é uma prefiguração do que continua a acontecer no céu, quando tomamos posse de sua maternidade e nos confiamos a sua proteção, ela olha para cada uma das nossas necessidades, dos nossos sofrimentos, dos nossos medos e apresenta ao seu amado filho, para que por suas mãos recebamos as graças necessárias a nossa salvação. Sempre nos apontando o caminho, para que continuemos a fazer tudo como o Senhor nos disser.

   Ainda no evangelho de São João, Jesus nos dá Maria como mãe:"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí teu filho'. Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua mãe'." (Jo 19, 26-27). Nos confiando aos cuidados de Maria e confiando a ela toda a igreja.

   Em Atos dos Apóstolos, Maria também estava em oração juntamente com os discípulos:"Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele."( Atos 1,14). Ela já era cheia do Espírito Santo, mas continuava a interceder para que os discípulos recebessem o cumprimento da promessa.

   Enfim, como não amar Maria, se Deus a amou primeiro? Foi por ela que a palavra se fez carne e habitou entre nós, nos abrindo as portas da eternidade, que até então permaneciam fechadas para nós. Ela é o caminho que trouxe Jesus a terra, portanto é por esse mesmo caminho que encontramos, com mais facilidade, o acesso ao céu. Não somos dignos de receber diretamente de Deus as graças que necessitamos, por isso como diz Santo Afonso de Ligório: Invoquemos “a intercessão de Maria, para que ela supra com seus merecimentos a nossa indignidade”.

   Depositemos as nossas súplicas nas mãos daquela que não cansa de interceder por cada um de nós e derramar graças sobre a terra, pois “Tal é a vontade de Deus, que quis que tenhamos tudo por Maria”(São Bernardo).


Referências:

A necessidade da virgem Maria. Padre Paulo Ricardo, 2022. Disponível em:<https://padrepauloricardo.org/blog/a-necessidade-da-virgem-maria>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

NOMURA, Beatriz. Por que pedir a intercessão da virgem Maria? Jovens da Cruz, 2022. Disponível em: <https://jovensdacruz.com.br/por-que-pedir-a-intercessao-da-virgem-maria/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

FRASES sobre a intercessão de nossa senhora. Ide e anunciai, 2022. Disponível em: <https://ideeanunciai.wordpress.com/2015/04/27/frases-sobre-a-intercessao-de-nossa-senhora/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

MARTINS, Márcio. 20 frases de santos sobre nossa senhora, a sempre virgem Maria. Nuvem Católica, 2022. Disponível em: <https://www.nuvemcatolica.com.br/20-frases-de-santos-sobre-nossa-senhora-a-sempre-virgem-maria/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.


Ivana Marçal Brasil-Grupo de Oração Filhos de Maria





quarta-feira, 25 de maio de 2022

Nossa Senhora Auxiliadora

No dia de ontem (24/05) comemoramos a Festa de Maria auxílio dos cristãos. Mas, você conhece o porque dessa devoção?

Essa título dado a Maria vem desde os primeiros cristãos, eles já honravam a Mãe de Deus com esse título, podemos ver isso com São João Crisóstomo em 345 d.c quando ele diz: "Tu, Maria, é o auxílio potentíssimo de Deus". Também o filósofo Proclus em 476 d.c a chamava assim. Mas, o que levou a instituição dessa Festa foram 3 grandes acontecimentos:

1° - A BATALHA DE LEPANTO: Os turcos muçulmanos empreenderam uma batalha contra os cristãos em 1572. Com uma frota superior a Liga Santa, os mulçumanos contavam com 282 barcos e 88 mil soldados. No entanto, o Papa Pio V pediu para que os cristãos fizessem jejum, orações e antes de ir para a batalha recebessem o Corpo de Cristo (tanto que em cada embarcação havia um Padre). O Papa confiou essa batalha aos cuidados de Nossa Senhora Rainha do Rosário,e de forma milagrosa os cristãos obteve a vitória. Dessa forma o Papa pediu que fosse incluso na ladainha a invocação de "Maria auxílio dos cristãos".


2° - A BATALHA DE VIENA: Em 1683 os turcos muçulmanos atacaram a cidade de Viena, durante o pontificado de Inocêncio XI. Os cristãos em número menor, sob o comando de João Sobieski, rei da Polônia,  confiando na intercessão de Maria auxiliadora enfrentou os mulçumanos e saíram com a vitória. Pouco tempo depois, fundaram a associação de Maria auxiliadora, que atualmente está presente em mais de 60 países.


3° - PRISÃO DO PAPA PIO VII: Durante a revolução francesa a Igreja Católica foi duramente perseguida, sofrendo várias baixas com as perseguições e mortes. Obcecado com o seu projeto de poder, Napoleão Bonaparte mandou prender o Papa Pio VII no palácio de Fontainebleau. O Papa confiou a sua vida e toda a Igreja aos cuidados de Maria auxiliadora, e em 24 de maio de 1814 ele colocava os pés mais uma vez no Vaticano são e salvo. Em 1815, o Papa instituiu a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, como forma de agradecimento pelo livramento.


Esses foram os acontecimentos que marcaram a humanidade e levou a instituição da Festa a Nossa Senhora Auxiliadora. 

Maria, auxílio dos cristãos, rogai por nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Maria: Mãe da Humanidade




"Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo." (João 19, 26-27)

   

   Estamos no mês de Maio, dedicado a nossa mãe, Maria Santíssima. Deste modo, somos convidados a nos aprofundar no conhecimento do mistério salvífico de nosso Senhor Jesus Cristo, para conhecermos ainda mais o papel de Maria como mãe de Deus e nossa mãe e assumirmos confiantemente sua maternidade em nossas vidas.

   As sagradas escrituras nos ensinam que Maria foi escolhida por Deus para ser mãe do Salvador. O Senhor a escolheu para tão escelsa missão e com o consentimento dela, a torna o caminho pelo qual o próprio Deus escolhe para se fazer homem e habitar entre nós. Portanto, Deus quis precisar de Maria. Ele tem em suas mãos o poder de realizar todas as coisas por si só, pois tudo está sob seu domínio, mas Ele quis precisar dela, contar com sua cooperação. 

   Deus a predestinou, desde toda a eternidade, para que por meio dela se cumprisse o plano da salvação. Para que "assim como uma mulher contribuiu para a morte,uma mulher também contribuísse para a vida"(CIC, 488). Assim como entrou no mundo a condenação, pela desobediência de Eva, pela obediência de Maria, entrou no mundo a salvação. Eva tornou-se a "mãe de todos os viventes" (Gênesis 3,20), porém Maria é agora a Nova Eva, capaz de gerar filhos espirituais para a eternidade. 

   Por sua fé e obediência a vontade de Deus, Ela tornou-se participante do mistério da redenção. Aquela que é mãe de Deus, torna-se também nossa "mãe na ordem da graça" (CIC, 968). Como nos explica São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira devoção a Santíssima Virgem: "Uma mesma mãe não dá a luz a testa ou a cabeça sem os membros, nem os membros sem a cabeça: caso contrário teríamos um monstro da natureza. Assim também na ordem da graça, a cabeça e os membros nascem também de uma só mãe[...]" (MONTFORT, 2016, p.30). Dessa forma, assim como Maria deu o seu sim para acolher o menino Jesus em seu ventre, esse mesmo sim se estende a cada um de nós, seus filhos na ordem da graça.

   Assim como o filho segue o exemplo de sua mãe terrena, cada um de nós devemos seguir os passos de Maria, pois tudo nela aponta para Jesus. Durante toda a sua vida ela soube em tudo fazer a vontade de Deus, gerando, cuidando, educando e acompanhando cada passo de seu amado filho, até a consumação do santo sacrifício na cruz, no qual ela também foi participante, oferendo-o em favor de todos os homens.

   Estando aos pés da cruz, o discípulo amado recebe do próprio Cristo seu bem mais precioso, Maria, como sua mãe. E como nos diz a palavra, o discípulo a acolheu consigo. Na pessoa de João, estamos representados cada um de nós e hoje o Senhor nos diz como outrora falou ao discípulo amado: "Eis a tua mãe!"(Jo 19,27). Que possamos pedir ao Espírito Santo, esposo de Maria, que fecunde os nossos corações, nos dando a graça de assumirmos a sua maternidade e acolhê-la verdadeiramente conosco, para que sejamos "guardados, sustentados e criados por esta boa mãe até que ela nos gere para a glória[...]"(MONTFORT, 2016, p.31).

Referências:

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.

MONTFORT, São Luís Maria Grignion de.Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. 7ª edição. Lorena: Cléofas, 2016.

Ivana Marçal Brasil-Grupo de Oração Filhos de Maria

   

terça-feira, 3 de maio de 2022

O PÃO QUE NOS DÁ VIDA NOVA




 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.” João 6,54-57

    Jesus é o pão vivo que desceu dos céus para nos salvar, através do recebimento da santa Eucaristia, estamos dizendo que acreditamos e proclamamos a ressurreição de Jesus enquanto esperamos que Ele volte com toda sua glória. Ao receber o Corpo e o Sangue de Cristo podemos nos alimentar e nos encher do Espírito Santo para que assim possamos ter força para resistir a todas as dificuldades que possam surgir em nossas vidas.

    A Santa Eucaristia é uma forma de nos aproximarmos cada vez mais de Deus, ganhando intimidade, vivendo uma vida em Jesus, com Jesus e por Jesus. Quando estamos inteiramente ligados a Ele, nos começamos a exalar Deus e temos a oportunidade de começar a viver a eternidade aqui e agora.

    É preciso reconhecer a dádiva que é receber o corpo e o sangue de Cristo, sabendo que para recebe-lo todos os dias, Ele nos convida a viver uma vida reta, guiada pelos princípios de Deus e da Santa Igreja, visto que, Deus tudo pode e se deu ao mundo pela nossa salvação e santificação, e nos chama todos os dias a viver uma vida nova em Deus.



Juliete Regina 

G.O. Filhos de Maria