sexta-feira, 27 de maio de 2022

Maria: Medianeira de Todas as Graças


                            


    Fundamentados na palavra, sabemos que Maria foi escolhida pelo próprio Deus, para que por obra e graça do Espírito Santo, fosse gerado em seu ventre nosso salvador, Jesus Cristo. O consentimento de Maria, dá plena liberdade para que o Espírito Santo coloque em prática a vontade de Deus em sua vida: "Eis aqui a serva do Senhor!Faça-se em mim segundo a tua palavra."(Lc, 1,38). Vemos em sua resposta, um total abandono a tudo o que Deus havia preparado para ela. Não havia em Maria nenhum apego as suas próprias vontades, pois ela era toda de Deus e sua vida encontrava o verdadeiro sentido em deixar-se conduzir por Ele. 

   É o próprio Espírito Santo que leva Santa Isabel a afirmar o que até hoje continuamos a repetir: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"(Lc 1,42). É o próprio Deus quem a torna bendita, para que nela seja gerado o santo de Israel. 

   Usando de uma analogia, sabemos que uma árvore doente não pode gerar bons frutos, portanto é preciso que essa árvore seja preservada e bem cuidada desde o momento em que ela é plantada, para que o fruto de sua colheita seja bom. Deste modo, fez Deus com Maria, a preservou desde a concepção, da mancha do pecado original, para que o fruto que viria a nascer dela fosse perfeito. Assim como afirma o Papa Pio IX, ao proclamar o dogma da Imaculada Conceição.

   Antes de qualquer outra pessoa, Maria esteve com Jesus durante toda sua vida, ainda que muitas vezes de forma oculta. Sendo assim, podemos crer que também o faça no céu em favor de todos nós, seus filhos. Podemos contemplar, de forma ainda mais clara, o poder de sua intercessão ao lermos o milagre das bodas de Caná na Galiléia, onde São João narra para nós o primeiro milagre de Jesus na ordem da graça:"Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: 'Eles já não têm vinho!'.Respondeu-lhe Jesus: 'Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou'.Disse, então, sua mãe aos serventes: 'Fazei o que ele vos disser!'."(Jo 2,3-5).

    Não havia chegado a hora de Jesus se manifestar ao seu povo, mas por um pedido de sua mãe, o Senhor antecipa o milagre. Vemos que Nossa Senhora é aquela que conhece o coração de Jesus, tem intimidade com Ele e percebendo a necessidade daquele povo, apresenta ao Senhor, pois sabe que Ele não será indiferente ao se pedido. Esta é uma prefiguração do que continua a acontecer no céu, quando tomamos posse de sua maternidade e nos confiamos a sua proteção, ela olha para cada uma das nossas necessidades, dos nossos sofrimentos, dos nossos medos e apresenta ao seu amado filho, para que por suas mãos recebamos as graças necessárias a nossa salvação. Sempre nos apontando o caminho, para que continuemos a fazer tudo como o Senhor nos disser.

   Ainda no evangelho de São João, Jesus nos dá Maria como mãe:"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí teu filho'. Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua mãe'." (Jo 19, 26-27). Nos confiando aos cuidados de Maria e confiando a ela toda a igreja.

   Em Atos dos Apóstolos, Maria também estava em oração juntamente com os discípulos:"Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele."( Atos 1,14). Ela já era cheia do Espírito Santo, mas continuava a interceder para que os discípulos recebessem o cumprimento da promessa.

   Enfim, como não amar Maria, se Deus a amou primeiro? Foi por ela que a palavra se fez carne e habitou entre nós, nos abrindo as portas da eternidade, que até então permaneciam fechadas para nós. Ela é o caminho que trouxe Jesus a terra, portanto é por esse mesmo caminho que encontramos, com mais facilidade, o acesso ao céu. Não somos dignos de receber diretamente de Deus as graças que necessitamos, por isso como diz Santo Afonso de Ligório: Invoquemos “a intercessão de Maria, para que ela supra com seus merecimentos a nossa indignidade”.

   Depositemos as nossas súplicas nas mãos daquela que não cansa de interceder por cada um de nós e derramar graças sobre a terra, pois “Tal é a vontade de Deus, que quis que tenhamos tudo por Maria”(São Bernardo).


Referências:

A necessidade da virgem Maria. Padre Paulo Ricardo, 2022. Disponível em:<https://padrepauloricardo.org/blog/a-necessidade-da-virgem-maria>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

NOMURA, Beatriz. Por que pedir a intercessão da virgem Maria? Jovens da Cruz, 2022. Disponível em: <https://jovensdacruz.com.br/por-que-pedir-a-intercessao-da-virgem-maria/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

FRASES sobre a intercessão de nossa senhora. Ide e anunciai, 2022. Disponível em: <https://ideeanunciai.wordpress.com/2015/04/27/frases-sobre-a-intercessao-de-nossa-senhora/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

MARTINS, Márcio. 20 frases de santos sobre nossa senhora, a sempre virgem Maria. Nuvem Católica, 2022. Disponível em: <https://www.nuvemcatolica.com.br/20-frases-de-santos-sobre-nossa-senhora-a-sempre-virgem-maria/>. Acesso em: 26 de Maio de 2022.

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.


Ivana Marçal Brasil-Grupo de Oração Filhos de Maria





Nenhum comentário:

Postar um comentário