quinta-feira, 17 de setembro de 2020

COMO NOS PREPARAR PARA RECEBER JESUS NA SANTA EUCARISTIA?

 "É PELO PREPARO DO APOSENTO QUE SE CONHECE O AMOR DE QUEM ACOLHE O AMADO" (SANTA TERESA D'ÁVILA)



   Conscientes de que "no Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo" (Catecismo da Igreja Católica - CIC 1374) convém nos questionarmos interiormente como está o sacrário dos nossos corações para que possamos acolher dignamente a presença de Jesus em nosso interior. O Senhor quer se dar a cada um de nós, mas para que possamos recebê-lo é necessário que nos preparemos para que as graças que Ele quer realizar em nós não se percam em meio a nossa indiferença para com Ele.

   São Paulo dirige aos fiéis da comunidade de Corinto: "Que cada um examine a si mesmo antes de comer do pão e beber do cálice. Pois quem come e bebe sem reconhecer o Corpo, come e bebe a própria condenação (I Cor 11,28-29). Por isso, antes de participarmos deste grande mistério, somos convidados a examinar nossa consciência, pedir que o Espirito Santo infunda em nós uma contrição verdadeira para que possamos tomar consciência dos nossos pecados e buscar a partir daí viver uma vida santa, apresentando ao Senhor todas a nossas faltas. Tomando consciência de que estamos em estado de graça e de que não estamos há muito tempo sem buscar o sacramento da Confissão, nos aproximemos da Eucaristia, confiantes de que a misericórdia de Deus supera a nossa fraqueza e pelo dom da caridade perdoa as nossas faltas. Mas se estivermos em estado de pecado grave, busquemos antes o sacramento da Confissão, que é de fato o sacramento que nos "reconcilia com Deus" (2 Cor 5,20), que devolve a graça de estarmos em comunhão com o Senhor, para que assim o nosso coração possa estar preparado para acolhê-lo.

    Sabemos que antes de tudo devemos preparar o nosso interior para participarmos deste Santo Sacramento, porém devemos também observar o que nos orienta o magistério da Igreja referente a praticas exteriores: “A fim de se preparar convenientemente para receber esse sacramento, os fiéis observarão o jejum prescrito em sua Igreja” (CIC, 1387). “Quem vai receber a Santíssima Eucaristia abstenha-se de qualquer comida ou bebida, excetuando-se somente água e remédio, no espaço de, ao menos, uma hora antes da sagrada comunhão” (Cân. 919, § 1). “Pessoas idosas e enfermas, bem como as que cuidam delas, podem receber a Santíssima Eucaristia, mesmo que tenham tomado alguma coisa na hora que antecede” (Cân. 919, § 3). “A atitude corporal (gestos e roupas) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede” (CIC, 1387).

    A maior graça que podemos receber pela comunhão é a união plena com Deus, para que progredindo nessa união sejamos perdoados dos pecados passados e preservados dos pecados futuros, aumentando essa amizade que nos faz querer cada dia mais estar firmados no seu amor. Pela nossa fraqueza, não somos dignos de receber tamanha graça, mas o Senhor se faz pequeno para permanecer conosco. Nosso espírito assim como nosso corpo precisa do alimento para estar fortalecido e Jesus é o próprio alimento espiritual para permanecermos de pé diante das provações. O Senhor conhece nossas necessidades e por isso nos deixou este grandioso tesouro, como nos diz Santo Agostinho: "A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza  de cada dia". Que busquemos estar dignamente preparados para que possamos sempre nos alimentar deste pão que nos cura, liberta e fortalece, infundindo em nós a graça da imortalidade e assegurando aos nossos corações a certeza do céu.

 REFERÊNCIA:

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/como-preparar-se-para-a-comunhao/


Ivana Marçal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário