quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Porque devemos adorar ao Santíssimo Sacramento?


   Partindo desse questionamento, somos instigados a refletir sobre essa necessidade que parte do íntimo de nossos corações. O termo adorar, significa prestar culto ou reverencia a um ser superior. Nesse contexto, adorar vai além do que enxergamos com nossos olhos físicos, mas passa pela nossa visão espiritual, aquilo que enxergamos com os olhos da fé. Nós cristãos precisamos a cada dia alimentar nossa fé a cerca deste grande mistério, instituído por nosso Senhor, na ultima ceia: "Tomai, isto é o meu corpo... Este é o meu sangue que será derramado por muitos"(Mc 14, 22-24). É grande esse mistério, só Deus é capaz de explicar tamanho amor e a nós cabe apenas crer. 

   Sabendo que no Santíssimo Sacramento do altar está realmente e substancialmente nosso Senhor Jesus Cristo, este sacrificado, em favor de nossos pecados e por amor a nós, podemos ainda, pela fraqueza da nossa humanidade corrompida, nos questionar do porque de adorar quando podemos participar do santo sacrifício do Senhor de forma plena, recebendo-o em nosso próprio corpo. Santo Agostinho, doutor da igreja, a esse respeito nos fala: "Ninguém come esta carne sem antes a adorar;(...) pecaríamos se antes não a adorássemos".

   Então, antes de tudo, adorar é reconhecer que é o próprio Cristo que está presente, sacramentalmente na hóstia consagrada e por amor a nós, se dá como alimento para nos fortalecer durante nossa caminhada rumo ao céu. É Ele o verdadeiro alimento que nos santifica, nos mantém de pé diante das provações que vão surgindo pelo caminho. Quando vamos ao encontro do Senhor no Santíssimo Sacramento, reconhecemos a grandeza de Deus diante da nossa pequenez, a grandeza do criador que ama suas criaturas e por elas se fez pequeno para nos mostrar a plenitude de sua misericórdia para conosco. Somos incapazes de compreender tamanho amor, por isso o nosso coração anseia por estar na presença do nosso Deus, pois é nesta presença que o nosso coração vai sendo moldado, é no silêncio do nosso coração que podemos ouvir a sua voz e deixar que Ele nos transforme segundo a sua vontade.

   A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor(CIC 1418). Sem essa gratidão, recebemos o Senhor indignamente, nos tornamos indiferentes e faltamos com o devido respeito que Ele merece, por isso se faz tão necessário estar na sua presença e preparar o nosso interior para recebê-lo. Como nos diz Santa Teresinha: "Não é para ficar numa âmbula de ouro, que Jesus desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde ele encontra suas delícias". Por isso, preparemos a nossa alma na presença do Santíssimo Sacramento para que a cada comunhão, nosso Senhor possa reinar plenamente em cada um de nós, ocupando o trono dos nossos corações criados unicamente para Ele.

   Ivana Marçal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário