sábado, 31 de julho de 2021

Quais os pilares da Missão do Grupo Filhos de Maria?

 

Foto de Agosto de 2016, encerramento da Semana Nacional da Família.

Foi para adorar o Senhor Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento do Altar e para amar ao próximo que nascemos, é por isso, que o Grupo Filhos de Maria desenvolve a sua missão em quatro dimensões específicas: Adoração, Estudo, Trabalho com as famílias e obras sociais (podemos assim resumir a nossa forma de trabalho).

O Papa João Paulo II, disse que " A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja." - CARTA ENCÍCLICA ECCLESIA DE EUCHARISTIA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II,17 de abril de 2003. É pois, centrado em Jesus Eucarístico que nasce essa missão com um único desejo, de adorar o Senhor. A missão teve início diante de Jesus eucarístico, bem como toda obra realizada por o grupo, nasce de uma profunda escuta a Nosso Senhor, silêncio, contemplação e adoração. Esse é o ponto mais importante e mais sublime, pois é da adoração que Nosso Senhor nos impulsiona a ir ao encontro dos necessitados. É através da adoração, que Jesus quebra em nós todo orgulho e soberba e faz com que possamos nos abrir para a necessidade do próximo. É na adoração, que o Senhor vai nos moldando para a missão.

É por isso que esse é o principal pilar da nossa missão, pois é deste que deriva os demais. "Se não conseguir ver Cristo, no mendigo na porta da Igreja, jamais o conseguirá ver no cálice" - São João Crisóstomo. Nas próximas postagens irei abordar os outros três pilares da nossa missão.

Autor: Darlan Dias.



terça-feira, 27 de julho de 2021

Morre Frei Marcellino, ultimo frade capuchinho assistente pessoal do Padre Pio.

Conforme anunciado pelo site Vatican News, na ultima segunda feira (26/07/21), faleceu o Frei Marcellino Lasenzaniro, o último dos frades a exercer a função de assistente do Padre Pio. 


Nascido em 13 de Junho de 1930 em Casacalenda (Campobasso), entrou para o convento aos 16 anos, emitindo os primeiros votos em 16 de setembro de 1947 e os votos perpétuos em 12 de Agosto de 1951. Quando estudava Teologia, em 1952, foi enviado para San Giovanni Rotondo para ajudar na gestão da correspondência em italiano, lugar onde conheceu o Padre Pio, permanecendo lá por dois meses e retornando no ano seguinte. Em 21 de Fevereiro de 1954, foi ordenado sacerdote da Santa Igreja, e em seguida obteve a Licenciatura em Teologia em Roma e anos depois formaou - se em Letras pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, no entanto, o estudo em Letras não era algo que ele desejava, mas sim, uma escolha dos seus superiores. Na dúvida sobre o que fazer, se obedecia seus superiores e ia estudar Letras, procurou o Padre Pio e conversou com ele sobre sua incerteza, e o Padre Pio respondeu: "Faça o que os Superiores disserem, senão você se arrependerá por toda a vida". E o Frei Marcellino obedeu.

Deus dotou de dons pessoais o Frei marcellino e aliado aos títulos obtidos ele pode servir melhor a Igreja e ao povo de Deus por meio do seu ministério sacerdotal, dedicando - se ao serviço dos estudantes em Sant'Elia, Pianisi e Campobasso como tutor, diretor espiritual, professor, prefeito de estudos, animador vocacional e bibliotecário. Além disso, tornou - se um pregador muito procurado devido as suas ricas catequeses e homilias com referências concretas da vida de Padre Pio. Deixou uma importante obra bibliográfica acerca da vida de Padre Pio em quatro livros: O Padre (três volumes); Padre Pio. Perfil de um Santo (dois volumes); Padre Pio fala de Nossa Senhora; Nossa Senhora na vida do Padre Pio.



A partir de 1995 passou a atender confissões com frequencia em San Giovanni Rotondo, e foi transferido de modo definitivo para lá em 2004, dedicando -se de modo integral ao Sacramento da Confissão e da Eucaristia.

Em 2018 foi diagnosticado com uma doença neurodegenerativa o que o debilitou progressivamente, perdendo primeiro suas habilidades mentais e depois seu equilíbrio físico. Faleceu na útima segunda feira aos 91 anos, e com certeza está na glória eterna adorando ao Senhor o qual buscou servir com tanto empenho neste mundo, e ao lado do seu grande amigo, São Padre Pio. Seu funeral foi realizado nesta terça - feira, às 11:30 (horário italiano), em San Giovanni Rotondo, e foi transmitido pela TV Padre Pio o qual você pode vê acessando o vídeo abaixo


 Que do Céu ele interceda por nós a Deus!

Autor: Darlan Dias.

Referências: 

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-07/faleceu-frade-capuchinho-ultimo-assistente-padre-pio.html

https://www.youtube.com/watch?v=WiS-_9XaUNo


Padre Pio na história do Grupo Filhos de Maria.

 

O Grupo de Oração Filhos de Maria nasceu oficialmente, em 8 de Julho de 2016, quando um pequeno grupo de 12 pessoas se reuniram pela primeira vez para rezar diante de Jesus no Santíssimo Sacramento. Claro que desde muito tempo, Deus já vinha preparando esse povo, em cada conversa, conselho, em cada Missa que participavam.

No entanto, Padre Pio é um personagem importante para a história do grupo, pois foi em oração, que Deus mostrava que queria um novo trabalho, diferente do que já vinha sendo feito e que Nossa Senhora ia nos mostrar o caminho, como agir (cf. João 2,5), mas que também, Padre Pio seria um modelo de santidade para todos nós.

Foi aí, que enquanto rezava a Novena em honra a São Padre Pio de Pietrelcina, Deus nos fazia entender os desígnios d'Ele por meio do testemunho de São Padre Pio. 

Um amor diferente surgia em nossos corações, de tal maneira que muitos que participavam do grupo de oração ia sentindo o desejo de doar a vida a Deus em Adoração e no cuidado com o pobre. É daí também, que nasce esse blog dedicado a ele, no intuito de divulgar ainda mais a sua obra e vida de modo que mais pessoas possam se apaixonar ainda mais por esse grande santo que Deus deu ao mundo no Século XX. Desde então, Padre Pio passou a ser um modelo para nós de serviço e de amor a Deus e aos irmãos. Passou a caminhar junto conosco em cada Novena que rezávamos todos os anos, e nos faz sempre lembrar que a nossa meta é o Céu.

Em nossa página no facebook, bem como aqui em nosso blog, muitos testemunham as graças que alcançaram por meio da poderosa intercessão de São Padre Pio de Pietrelcina, portanto, cultive essa amizade com esse grande santo, ele mesmo falou que "faria mais barulho morto do que vivo" e hoje o seu testemunho continua a impactar a vida de muitos mundo a fora.

Autor: Darlan Dias.