sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Outubro: Mês das Missões - Parte II.

 



A MISSÃO DE SER O QUE DEUS QUER


    Quantas vezes nós já tentamos fugir daquilo que é o sonho de Deus para nós? Achando que seria pesado demais, que exigiria "tudo" de nós. E tentamos "adaptar" a vontade d'Ele a nossa? Quantas vezes nós fomos e somos como Jonas e tentamos pegar uma rota diferente e acreditamos que nos "livraremos" da missão que O Senhor ordenou que cumpríssemos? Mas no final, assim como Jonas que entende que não pode fugir da Face do Senhor; assim como o filho que diz que não vai trabalhar na vinha de seu pai, mas depois muda de atitude  e vai (Mt 21,28-29); assim somos nós quando tentamos a todo custo fugir e encontrar sentido fora d'Ele e como Santo Agostinho, nos damos conta:

Tarde, tão tarde te amei
Tão Longe de Ti andei
Tão longe que me perdi

Fora,tão fora de mim busquei 
Tão fora que eu arrisquei
Perder-me de ti

Estavas tão dentro e tão fora preso
Brilhastes e agora te vejo... ( Agora te vejo-Missionário Shalom)

    Chega um momento que entendemos que somos de Deus, tudo é para Ele e o sentido da nossa vida só encontramos quando estamos no centro da Sua Vontade. Entender isso e Aceitar a missão que Deus tem para cada um de nós é cumprir nossa missão aqui na Terra. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja (Cl 1,18) e nós somos os membros desse corpo. Cada membro deve cumprir sua função/missão, pois só assim a obra se torna completa.

    Cada um de nós, tem a sua missão. Partindo do ponto que como cristãos batizados,  nossa primeira missão é continuar a de Cristo (no sentido de anunciar a Boa Nova),ou seja, propagar o seu Reino e levar o maior número possível a conhecer e amar a Deus e um dia viver eternamente ao seu lado, então,toda a nossa missão particular: leigos,consagrados,sacerdotes, tem como finalidade anunciar o Reino d'Ele.

    A Didaquê, um documento cristão do primeiro século (o primeiro Catecismo da Igreja), dizia que: “Aquilo que a nossa alma é para o corpo, os cristãos são para o mundo”. Sem a alma o corpo não tem vida, sem os cristãos o mundo não tem vida. (https://cleofas.com.br/qual-e-a-nossa-missao/). Nós somos sal e luz do mundo, não podemos deixar de iluminar e dar sabor. Os homens  carecem de sal e luz, andam sem rumo e sem sentido. O dissabor e as trevas tentam reinar, mas o Senhor é Luz.

    O Catecismo da Igreja Católica em seu parágrafo n° 900 nos diz: Todos os fiéis têm a obrigação de trabalhar para que a mensagem divina da salvação chegue a todos .

    Mas para cumprir com êxito a missão que Deus tem para cada um de nós é necessário pedir o auxílio do Espírito Santo, Ele que é o doador dos dons, a luz dos corações, é preciso que estejamos inundados em seus dons, cheios dele. E inundados do Santo Espírito declaremos: 

Senhor, o mundo precisa te conhecer,

Mas eu te prometo que vou evangelizar.

Eu quero te dizer agora

Que eu já vou embora

Evangelizar... (Vou evangelizar- Padre Reginaldo Manzotti)


Fabiana Meneses de Oliveira-Grupo de Oração Filhos de Maria

Referências:

https://cleofas.com.br/qual-e-a-nossa-missao/


sexta-feira, 22 de outubro de 2021

João Paulo II grande devoto da Virgem Maria.

Todos os Papas nutriram um profundo amor e devoção a Nossa Senhora; no entanto, João Paulo II se destaca de algumas maneiras, difundido ainda mais a oração do terço assim como seus antecessores, a consagração a Nossa Senhora segundo o método de São Luís de Montfort, a criação dos mistérios luminosos, o segredo de Fátima e tantos outros pontos que poderíamos citar.

Abaixo, um trecho do livro "São João Paulo II, o grande" escrito por Jason Evert, que conta um pouco mais do amor e respeito do nosso amado João de Deus a Virgem Maria:

“Aqueles que o conheciam bem diziam que ele com frequência conversava com Maria. Numa dessas ocasiões, Mons. George Tracy estava concelebrando a Missa com o Santo Padre e, depois da comunhão, ouviu-o rezando em voz alta. Mons. Tracy reparou que ele estava muito abalado e parecia estar chorando: ≪Não, Maria, não, Madona≫. Quando a Missa terminou, um prelado do Vaticano perguntou ao monsenhor se ele tinha gostado da Missa com o Papa. Ele respondeu afirmativamente, mas disse que, depois da Comunhão, o Santo Padre estivera visivelmente perturbado e parecera estar falando com a Virgem Maria. O prelado respondeu: ≪Nós sabemos. Ele faz isso o tempo todo, e Ela é a única a quem ele dá ouvidos por aqui≫"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trecho do livro "São João Paulo, o grande", biografia de São João Paulo II escrita por Jason Evert.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Padre Pio e a devoção a São José.

    Todos os Santos chegaram a graça do altar por causa de uma decisão profunda e sincera de conversão e por causa do auxílio do Espírito Santo, que é o único capaz de convencer os corações humanos e dá a graça necessária para o ser humano. Outra coisa importante, é que todos os Santos nutriram uma grande devoção a Nossa Senhora e a São José. 

    Por muito tempo, a teologia a São José foi algo bem escasso, poucos relatos sobre a vida desse Santo e uma interpretação não oficial por parte da Igreja, baseada em escritos apócrifos, acabaram por difundir uma visão errônea a respeito da Missão de São José. No entanto, nos últimos tempos temos visto um grande aprofundamento acerca da Missão de São José e da devoção a esse grande Santo. 

    O Papa Francisco por meio da Carta Apostólica Patris Corde (Coração de Pai) promulgou o ano de São José, tendo início em 8 de Dezembro de 2020 e terminando em 8 de Dezembro de 2021. Um tempo muito importante de oração e de estudo sobre São José, para nos ajudar nesse tempo de pandemia e de dificuldades que muitos estão passando. São José passa a ser um sinal de esperança e de providência nos levando a seu filho Jesus. Por isso, confiemo-nos a São José assim como fazia o nosso amado Padre Pio:

"São José, com o amor e a generosidade que protegeu Jesus, também protegerá sua alma e, tal como O defendeu de Herodes, defenderá sua alma do ferocíssimo Herodes: o Diabo! Todo o cuidado que o Patriarca São José têm por Jesus, Ele também tem por você e sempre o ajudará com o seu patrocínio. Ele o libertará da perseguição do perverso e soberbo Herodes, e não permitirá que seu coração se afaste de Jesus. Ite ad Joseph! Vá a São José com extrema confiança, porquê não me lembro de ter pedido nada a São José que não tenha alcançado prontamente." - San Pío de Pietrelcina, citado em José A. Rodrígues, O Livro de Joseph: O Pai Escolhido de Deus , (Toronto, ON: Ave Maria Centre of Peace, 2017), 126.

https://www.devotidipadrepio.it/varie/il-quadro-di-san-giuseppe/

São José, rogai por nós e providenciai!

Autor: Darlan Dias.

Referências:

Livro: Consagração a São José, Fr.Donald Calloway.

San Pío de Pietrelcina, citado em José A. Rodrígues, O Livro de Joseph: O Pai Escolhido de Deus , (Toronto, ON: Ave Maria Centre of Peace, 2017), 126.

Carta Apostólica Patris Corde. Disponível em:   https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20201208_patris-corde.html Acessado em: 19/10/2021.


sábado, 16 de outubro de 2021

Outubro: Mês das Missões - Parte I.

ORIGEM DO MÊS DAS MISSÕES

    O dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 14 de Abril de 1926.

    No Brasil, a celebração do Mês das Missões foi organizada por o Sacerdote Italiano Padre Gaetano Maiello, que  fez um trabalho missionário de  25 anos em solo brasileiro. Em 1972, O Padre Maiello, entra em contato com os superiores Bispos da  Amazônia, e lhes apresenta um projeto nacional de animação Missionária. E assim, nasce no Brasil, outubro , como o mês missionário, no qual devemos refletir mais sobre o nosso ser missionário e como anda o nosso ofício por excelência de sermos Discípulos e missionários do Reino de Deus.


É MISSÃO DE TODO BATIZADO SER EVANGELIZADOR!

    Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará forças; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo. (At 1,8);

    "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações..." (Mt 28,19);

    "Assim como tu me enviastes ao mundo, eu também os enviei ao mundo" (Jo 17,18);

    "Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes frutos e para que o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16).

    Irmãos,esses são alguns versículos Bíblicos, através dos quais, O próprio Senhor nos convoca a fazermos de nossa vida uma missão/evangelização. A Partir do momento que somos batizados,  nos tornamos verdadeiros Filhos de Deus e somos membros da cabeça. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja..." (Cl 1,18). Não podemos permanecer inférteis, pois Cristo é a árvore frutífera e nós somos os ramos e  devemos  dá frutos. Pois o ramo que não dá fruto é apanhado,lançado ao fogo e queimado (Jo 15,6).

    "Vai participar do Reino de Deus quem ajudá-lo a construir aqui na terra"(São João Paulo II). Essa frase de São João Paulo II, nos faz está ainda mais ciente da nossa vocação à Missão. O Reino é para todos, mas usufruirá dele aqueles que com sua força, inteligência, o fizerem ser cada dia mais próspero. O Senhor nos convoca para em nossa realidade, começar a mudar o mundo. Na nossa casa, trabalho, estudos, lazer, família, em todas as áreas somos convocados a fazer de nossa vida uma oferta de amor. Para que a cada dia, Ele cresça e nós diminuamos. 

    Para haver Evangelização, deve haver a verdade.E a verdade é uma só: a verdade é Jesus. É a palavra Dele que deve ecoar mundo a fora.Não há meios termos, que  devemos falar de forma mais branda ou adaptar a palavra do Senhor. A palavra do Senhor é viva e eficaz e não requer acréscimos ou adaptações.É dessa forma que devemos anunciá-lo.

    Portanto irmãos, não retrocedamos em nossa vocação a vida missionária e por conseguinte, a santidade.É O Senhor quem nos capacita!Basta a nós dá a Ele o livre acesso para fazer da nossa vida o que Ele quiser.Sigamos para o alvo, façamos tudo o que estiver a nosso alcance para nos convertermos diariamente e que nossa evangelização seja eficaz.O Senhor não precisa de nós,mas Ele quis precisar. A messe é grande e poucos os operários. O Reino se aproxima! O Dia do Senhor esta às portas,está chegando com a força devastadora da tempestade (Jl 1,15). Nós somos do alto e para lá devemos voltar.Mas há muitos irmãos que ainda não conheceram a palavra, que não se apaixonaram pelo Amor. Cabe a nós fazê-lo Conhecido e Amado. 

    "Salva a tua alma!Eis o essencial, todo o resto passa! A salvação da alma dura eternamente."São Pio de Pietrelcina.

Fabiana Meneses de Oliveira-Grupo de Oração Filhos de Maria.

Referências:
https://cleofas.com.br/o-grande-mes-das-missoes/
https://cleofas.com.br/dia-mundial-das-missoes/
http://www.revistamissoes.org.br/2010/07/origem-do-mes-das-missoes/