terça-feira, 13 de junho de 2017

Santo Antônio, um grande exemplo aos jovens de hoje.

Hoje a Igreja comemora mais um filho Franciscano. Desta Ordem que tano serviu e serve a Igreja. Que fez e tem feito a tantos santos. O Santo da vez, que Celebramos hoje é Fernando Antônio de Bulhões ou Santo Antonio como popularmente ficou conhecido, nasceu na cidade de Lisboa em Portugal, em 15 de Agosto de 1195. Era de família nobre e rica, assim como também era filho unico de Martinho de Bulhões. 

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mesmo contra a vontade do seu pai. Morou lá por 2 anos. Tendo acesso a uma grande biblioteca, Antônio escrevia sua história pelo estudo e pela oração. Logo depois é transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, onde ficou lá por 10 anos. Em coimbra ele foi ordenado sacerdote. E logo se observou nele o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

Santo Antônio

Em Coimbra o Padre Antônio conhece os Frades Franciscanos, e logo se apaixona pelo carisma, pelo fervor e radicalidade com que estes viviam  Evangelho. Pouco tempo depois ele entra na Ordem Franciscana, mudando - se para o Mosteiro de São Francisco de Assis e tornando - se Frei Antônio.

Encontro entre Santo Antônio e São Francisco de Assis
Frei Antônio queria ir para o Marrocos pregar o Evangelho naquela região, e os Franciscanos assim o permitiram. Porém no meio do caminho, ele fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para a Itália, terminando por parar na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil Frades Franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, santo Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

Após esse encontro, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. Mas São Francisco enxerga em Frei Antônio os dons que Deus lhe deu, e logo o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro. 

No capítulo geral da ordem dos franciscanos ele é enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento.

Ele tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Para assim poder preparar e ajudar nas pregações dos irmãos da Ordem. Juntavam - se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi - lo pregar e muitos milagres aconteciam. Após a morte de São Francisco, Santo Antônio foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco.


Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de Junho de 1231 aos 36 anos. Antes de entregar sua alma nas mãos de Deus, ele diz: "Ó Vrirgem gloriosa que estais acima das estrelas." E completou, "estou vendo o meu Senhor". Em seguida, faleceu. Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o santo morreu. E em Lisboa (Sua cidade natal) os sinos das Igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte de Santo Antônio.

Logo após a sua morte, aconteceram muitos milagres, que 11 meses após ele foi beatificado e canonizado pelo Papa Gregório IX, na Catedral de Espoleto em 30 de Maio de 1232. Sendo o processo mais rápido da história da Igreja.

Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal. E em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.



Santo Antônio, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário