sábado, 6 de fevereiro de 2021

OS PRIMEIROS CRISTÃOS - COMO VIVIAM

  


  No livro dos Atos dos Apóstolos cap. 2,42 , São Lucas testemunha como os discípulos viviam: "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações". Gestos simples e tão profundamente significativos, mas fundamentais para os primeiros valentes seguidores de Jesus.

    5 Fundamentos primordiais os definiam:

1. Eles se formavam na sua fé: 

    Ouviam e procuravam assimilar e colocar em prática os ensinamentos dos apóstolos, que refletiam as palavras do próprio Jesus, tinham grande interesse em aprender sobre a fé.

    Afinal, só se pode amar aquilo que se conhece.

2. Participavam de uma comunidade:

    Em Atos 1.14 e 2, São Lucas relata como eles viviam em unidade3 de mente e coração.

    A fraternidade consiste em nos reconhecermos como irmãos, filhos do mesmo Pai, "Pai Nosso". É necessário ser dócil ao Espirito Santo para a abertura e acolhimento ao próximo, sem distinção, pois o Senhor não faz acepção de pessoas.

3. Recebiam Jesus na Eucaristia:

    A "fração do Pão" na vida dos primeiros cristãos era o ápice central, se reuniram para o ágape fraterno, para receber o corpo de Cristo como Ele próprio havia pedido que o fizessem em sua memória. A Eucaristia está no coração  e na vida pessoal e comunitária do verdadeiro cristão.

    No CIC nº 1324 diz "A Eucaristia é fonte e ápice de toda vida cristã" Pois, a Eucaristia contém todo o bem espiritual da igreja , a saber o próprio Cristo.

    Pela Eucaristia já nos unimos ao céu, e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos.(1Cor 15,28).

4. Rezavam juntos:

    Correndo risco de vida e sob sangrenta perseguição eles venciam todo tipo de medo e desafios, mas se reuniam com coragem e confiança em Deus para rezar em família e em comunidade, rezavam juntos e uns pelos outros.

5.Viviam com alegria e simplicidade:

    Em Atos 2,42-47 diz que os primeiros cristãos descobriram que a alegria aconteceria em primeiro lugar na vontade de Deus. Assim, partilhando tudo o que possuíam, viviam na simplicidade, eram felizes, perseverantes e bem unidos(vers. 46)

    Tinham um coração livre de apegos, por isso eram alegres e felizes! O cristão e sua fé é compromisso permanente com uma pessoa Jesus Cristo.

Fonte: Club.cancaonova.com

Catholicos.org.br

Ana Merice Nicolau

G.O. Filhos de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário