quinta-feira, 25 de março de 2021

O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo


     Neste dia 25 de Março a igreja celebra a solenidade da Anunciação do Senhor, momento em que Nosso Senhor Jesus Cristo desce do Céu e se encarna no ventre da Virgem Maria; dando início ao período gestacional de Maria. Esta festa litúrgica lembrada pelos cristãos desde os primeiros séculos e inserida na igreja de Roma pelo Papa Sérgio I, não só é considerada uma Festa Mariana por recordar a anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora, como também uma festa cristológica por relembrar a Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo no seio virginal de Maria.

     Solenemente, celebra-se neste dia esse grandioso mistério, que é anunciado pelo anjo Gabriel a Maria, iniciando assim o cumprimento da promessa que Isaías já profetizava:"Pois bem, o Próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel"(Isaías 7, 14). Aquele que antes era espírito, quis precisar de uma criatura para assumir a nossa humanidade e se dar em sacrifício para redimir de uma vez por todas nossos pecados.

     Maria, uma jovem judia, que vivia sua vida simples, no escondimento, em uma cidade da Galileia. Prometida em casamento a um homem chamado José. Escolhida por Deus, predestinada para a mais alta missão que se possa imaginar, conceber o Salvador. 

     Maria foi preservada desde sua concepção de toda mancha do pecado original, como afirma o Papa Pio IX ao proclamar o Dogma da Imaculada Conceição de Maria sendo preservada de todo pecado durante toda sua vida. Ela que é a Arca da Nova e Eterna Aliança, o templo em que o Cristo veio habitar.

     No Evangelho de São Lucas é relatado o diálogo do anjo com Maria: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo"(Lucas 1,28), assim o anjo a saúda, pois Deus a fez "cumulada de graça"(CIC 490). Maria encontrou graça diante de Deus e Ele assim a quis, por méritos de seu Filho, para que assim como o pecado entrou no mundo através de uma mulher, também por uma mulher entrasse no mundo a salvação. Ao ouvir do anjo esta saudação e os planos de Deus para sua vida, Maria questiona como isso ia se dar, pois não era casada, era apenas noiva e humanamente falando isso seria impossível. Porém o anjo responde que será por obra do Espírito Santo que ela ficará grávida e que também Isabel sua parenta concebeu um filho na velhice, afirmando que para Deus nada é impossível.

     Confiante Maria respondeu: "Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lucas 1, 38) e “obedecendo, fez-se causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano”(Santo Irineu). Maria não reteve nada para si, ela soube entregar-se inteiramente aos planos de Deus e pela sua obediência o verbo se fez carne e habitou no meio de nós"(João 1,14). O Espírito Santo fecundou o coração de Maria, para que o Senhor habitasse em seu ventre materno e nele fosse por ela amado e adorado. Quis o próprio amor que através dela pudéssemos também nós, conhecê-lo e amá-lo.

     Meditemos neste grande mistério, para que assim como o Espírito Santo fecundou o coração de Maria, também o nosso coração possa ser fecundado por meio dela e possamos a seu exemplo dar o nosso sim verdadeiro aos planos de Deus para nossa vida. 

Autora: Ivana Marçal
Ministério de pregação - GO Filhos de Maria

Fonte:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-03/anunciacao-senhor-maria-anjo-gabriel.html

https://misericordia.org.br/formacoes/anunciacao-de-nossa-senhora-e-o-inicio-da-nossa-redencao/

https://misericordia.org.br/formacoes/anunciacao-de-nossa-senhora-e-o-inicio-da-nossa-redencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário