quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Vocação: um Chamado de amor! (Parte II)

Agosto o mês Vocacional


Como já falamos no texto anterior a Vocação é um chamado de amor de Deus que floresce em nosso coração.  É feliz aquele que encontrou o seu lugar no meio do mundo, lugar de viver santidade e gerar frutos para o céu. 


Dando continuidade ao texto anterior, falaremos sobre as vocações celebradas nas duas últimas semanas do mês de Agosto.


Na terceira semana deste mês, a Igreja celebra, medita e aprofunda sobre o chamado as vocações religiosas, recordando os tantos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas dos diversos institutos de vida apostólicas.  Ah! Aqui também rezamos e conhecemos melhor sobre as Novas Comunidades.  Carismas que surgem do coração de Deus para cada tempo e necessidade da Igreja. 

Pois é, Deus infunde também em muitos corações um chamado de amor através de vivencias de carismas específicos, nessas vocações destacam-se freiras, frades, homens, mulheres e jovens que desejam ardentemente entregar suas vidas a Deus servindo a Igreja e a humanidade que sofre de uma forma mais profunda do  que já se vivia em seu cotidiano.  É o desejo de dar o algo a mais ao Senhor.


Bonito é ver que todos partilham do mesmo desejo: ser sinal de Deus no meio do mundo buscando viver votos de pobreza, obediência e castidade. 


Por fim, mas não menos importante, na Quarta semana de agosto celebramos a Vocação dos leigos e leigas. Muitas pessoas vivendo no cotidiano de suas vidas não sentem apenas o desejo de ir beber na fonte da oração, mas de serem canais da graça de Deus servindo em suas paróquias e comunidades através dos tantos serviços pastorais. Alguns sentem o desejo de servir na liturgia, outros nos serviços pela música, outros ainda pelas missão  e cuidado com crianças, pastorais carcerárias, entre tantas outras. A igreja é o local de serviços de amor aos homens em busca de levar todos a conhecerem Jesus e o seu Reino. A vida ativa do leigo na Igreja gera frutos para obra de Deus, pois servindo com amor, zelo e dedicação são capazes de levar o amor de Deus até os lugares mais simples  e necessitados. Na semana também celebramos o dia do Catequista (30 de agosto). 


Como é bom saber que todos são preciosos para Deus, saber que Ele deseja contar conosco, para sermos sinais de Sua presença diante da humanidade que espera a manifestação de Seu Amor. O Senhor chama a cada um de nós, de acordo com nossas realidades, a ser anunciadores da Boa Nova do Reino e sinais de paz e santidade a todos os homens da face da terra.


Espero que possa ter ajudado você a compreender melhor as vocações celebradas ao longo deste mês. Que você encontre dentro do seu coração e do coração da Igreja a forma pela qual é chamado a viver a santidade e o chamado de amor de Deus em sua vida. Porque Ele sempre chama e busca corações dispostos a dar tudo em troca do tesouro que é a Sua Vontade. Deus te chama pelo nome!


Que Ele te abençoe e te conduza sempre. 


 Autora: Jessica Oliveira.


sábado, 14 de agosto de 2021

Vocação: Um chamado de Amor!

 


Agosto, o mês das vocações.

  

    Certamente você se questiona sobre a sua vocação querendo, muitas vezes, entender até mesmo o que é uma vocação, como descobri-la, como saber a quê o Senhor te chama.  

    Esse texto é um convite a te fazer entender melhor sobre esse tema, uma leitura pela qual desejo que a Luz do Espírito Santo possa adentrar em seu íntimo e te fazer entender um pouco mais sobre a beleza da santidade.

 

No Brasil, desde 1981, o mês de Agosto é conhecido como o mês Vocacional. Tudo iniciou-se a partir da 19° Assembleia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), onde ficou instituído esse mês como um mês voltado para orações e reflexões , sobre as vocações e a cada semana buscando dedicar-se mais a fundo a uma determinada vocação específica. 

A palavra vocação vem do latim, VOCARE, e significa “Chamado". Por tanto, é importante  compreender que o primeiro chamado que Deus faz a cada um de nós  é à santidade. “Deus nos deseja em Cristo antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos”(Ef 1.4), ou seja, essa é a primeira vocação de todos nós.  Agora, após  termos bem claro em nossas mentes que todos somos chamados a essa primeira vocação, vamos buscar entender em que lugar no mundo somos chamados a exercer, a viver a santidade.

Vamos juntos refletir sobre as vocações que são celebradas a cada semana durante esse mês de Agosto.

Primeira Semana- VOCAÇÕES SACERDOTAIS:





Durante essa semana, mais precisamente no dia 04, celebramos o dia de São João Maria Vianney, conhecido como Patrono dos Padres. Logo depois, dia 10 o dia de São Lourenço, Patrono dos diáconos.  Por esses motivos dedica-se a primeira semana de oração e reflexão  sobre a vocação  ao sacerdócio. Ao longo do tempo o Senhor suscita no coração de alguns homens o desejo de entregar sias vidas pela humanidade de uma forma totalitária, servindo e dedicando-se inteiramente como o Pastor que conduz as ovelhas para Cristo, na figura do Bom Pastor é chamado a levar as pessoas a terem um olhar voltando para o céu, para o eterno, caminhando lado a lado com suas ovelhas, cuidando, guiando e consolando seu povo.

Deus vive e precisa de homens que vivam para Ele e o levem aos outros. Sim, tem sentido tornar-se sacerdote: o mundo tem necessodade de sacerdotes, de pastores hoje, amanhã  e sempre enquanto exirtir.”

(Trecho da Carta aos Seminaristas, escrita pelo Papa Bento XVI em 2010).

 

  durante a SEGUNDA SEMANA do mês  temos o dia dos Pais, hoje celebrado no segundo domingo do mês, mas que por muito tempo foi celebrado no dia 16 de agosto, devido a ser o dia dedicado a São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Com isso instituiu-se a semana dedicada a Vocação  Familiar.



A família é um dom de Deus, é a base de toda sociedade. O amor de Deus pelas famílias é muito claro durante toda a historia de seu povo. Estando presente nas escrituras desde o livro do Gênesis ao Apocalipse. Pois é a partir da Família  que surgem, nascem as outras varias vocações, dizia o saudoso Padre Léo.

Sabendo disso, precisamos ter claro que a família  não se torna e nunca será  uma forma de vida e vocação menos importante, pelo contrário, ela é fundamental para humanidade e a Igreja.

Os homens e mulheres que se sentem chamados ao matrimônio, doam suas vidas ao Senhor através do SIM diário a sua casa e ao projeto de Família segundo o coração de Deus. Na família, os pais são os primeiros pastores a que devem conduzir e alimentar os seus filhos segundo a fé.  São também chamados, como esposo e esposa, a doarem-se um ao outro em sua totalidade, buscando juntos caminharem para o céu, afinal já não são mais duas, mas uma só carne: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois já não serão mais duas, mas uma só carne”(Gn 2.24).

Uma família santa se torna sinal de Deus em meio a um mundo tão ferido e denegrido pelo relativismo e ideologias vãs.  As famílias são chamadas, principalmente nos dias atuais, a ser sal da terra e luz do mundo. Pois famílias santas geram frutos de santidade.

Após refletirmos um pouco sobre essas duas vocações, convidamos você a se colocar em oração, rezando e intercedendo por todos aqueles que se sentem chamados a uma dessas formas de viver a santidade ou mesmo que já sabem e buscam viver sua vocação, pedindo ao Senhor para que os fortaleçam sempre mais, dando coragem e ânimo em seus corações para que sejam fiéis ao chamado de amor com o qual o próprio Deus os chama.

 

Deus abençoe você!

Jessica Oliveira

G.O. Filhos de Maria

Fontes:

 https://arqbrasilia.com.br/por-que-agosto-e-o-mes-das-vocacoes/#:~:text=Do%20latim%2C%20vocare%2C%20que%20significa,reflex%C3%B5es%20e%20a%C3%A7%C3%B5es%20nas%20comunidades.

 https://blog.cancaonova.com/vocacional/agosto-mes-das-vocacoes/

https://www.pelavida.redevida.com.br/blog/por-que-agosto-e-o-mes-das-vocacoes

https://cleofas.com.br/vocacao/

 http://www.loreto.org.br/familia-vocacao-do-amor/