sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Primeiros passos do Grupo de Oração



     "Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua" Atos dos Apóstolos 2, 1-6

     Daquele dia em diante, os discípulos reconheceram a sua fraqueza, mas puderam sentir a força de Deus que habitava em seus corações. Saíram para evangelizar e a levar a palavra de Deus a toda criatura com sinais e prodígios a cada um acolhendo de acordo com as suas necessidades.

     Com o grupo de oração não foi diferente, depois ter ouvido a Deus e ter esse encontro pessoal com o Espirito Santo, e sentir essa força extraordinária de Deus que os chamava para águas mais profundas, o grupo, além das terças feiras na Igreja junto com a comunidade para oração e adoração, começou a vivenciar o que o Papa Francisco cunhou de “Igreja em saída”, de maneira que a mensagem da salvação chegasse realmente a todos, sem exclusão.

     No ano de 2016 já vivenciaram a semana da família junto aos setores de missão a convite do pároco e auxiliaram no que foi necessário, encerrando na igreja com oração, louvor e adoração conduzido pelo grupo.

      Através dos cenáculos de amor com as famílias, o grupo realiza a missão de aos sábados visitar uma família que os acolhia para rezar o terço Mariano intercalado com música e meditação da palavra. Ali, cada um que se abria ao Espirito Santo sempre tem um testemunho para partilhar.

     O grupo tem um projeto de reforço escolar para as crianças carentes que não podem pagar um reforço particular, porém precisam dessa atenção. O reforço conta com a presença de duas professoras e alguns voluntários que fazem parte do grupo, porém outras pessoas se dispuseram a ajudar. É realizado duas vezes por semana em dois horários com atividades escritas, recreação e lanche (no momento não está em plena atividade devido a pandemia do novo Corona vírus). O grupo disponibiliza o material didático necessário e Padre Neto cedeu o salão paroquial para que fosse realizado as atividades.

     Não podemos deixar de citar a evangelização pelos meios de comunicação, o grupo tem o Blog: Recanto da Misericórdia Eucarística, o Instagram: grupodeoracaofilhosdemariaab, o Facebook: Grupo De Oração Filhos De Maria Água Branca Paraíba, YouTube Grupo De Oração Filhos De Maria Água Branca - PB e um grupo no WhatsApp que acolhe a todos que quiserem participar.

     Essa é a missão, o chamado, do Grupo de Oração Filhos de Maria, anunciar o primeiro amor a toda e qualquer criatura.

     O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: "Eis-me aqui". 1 Samuel 3:4

Autor (a): Fernanda Venâncio.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Como surgiu o Grupo de Oração Filhos de Maria




A origem do grupo de oração filhos de Maria se deu há união de alguns corações com um mesmo propósito: Adorar ao senhor em espírito e em verdade. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4; 24.

Por volta do fim do ano de 2015 e meados de 2016, um pequeno grupo de jovens se reuniam para meditar a palavra e partilhar a vida com um único objetivo: fazer a vontade de Deus. Sanar algumas dúvidas em relação a doutrina da igreja, dificuldades de relacionamentos, entre outros assuntos relacionando a vida cristã. A princípio, esses encontros aconteciam de modo informal; no entanto, com o passar do tempo foi se tomando uma maior proporção exigindo a partir de então novos caminhos. 

A partir desse acompanhamento, Deus foi mostrando um desejo em comum nos corações daquelas pessoas, que era iniciar um novo trabalho de evangelização a partir de um grupo de oração para que se pudesse adorar ao Senhor e alcançar mais pessoas com o mesmo objetivo.

Junto a esse processo, nascia também o Blog: Recanto da Misericórdia Eucarística. Com o objetivo de avançar cada vez mais para águas profundas. Tanto o Blog quanto o Grupo de Oração tem um santo em comum, que inspirou o início destes trabalhos, que é São Padre Pio de Pietrelcina. 

Nesse início eram cerca de 12 pessoas, que tiveram seu primeiro encontro juntos em 08/07/2016 na Igreja Matriz de Água Branca, com o intuito de rezar e adorar o Santíssimo Sacramento. O pároco da época, Padre Expedito apoiou a ideia e permitiu que assim fosse feito. Nas próximas três semanas seguintes o grupo passa a se reunir aos sábados à noite, ainda de forma fechada, ouvindo a Deus e se preparando para acolher a comunidade.

Na primeira semana de Agosto de 2016 o grupo foi aberto há toda a comunidade na Igreja Matriz, de início aos sábados, depois passou a ser nas segundas feira e por fim hoje é realizado a cada terça feira às 19:00 h. O mesmo segue uma dinâmica de oração, adoração, louvor e pregação da palavra tudo por meio da intercessão de Nossa Senhora. Um dia por semana (segunda feira) o grupo (núcleo) se reúne para rezar e ouvir a Deus.

Mas não parou aí, o Senhor queria mais, Ele os chamava a doar a vida como Maria, ser servo de cada homem por amor. Diante do sim de cada um, o Senhor foi dando as coordenadas de como gostaria de chegar de forma mais intima até as pessoas por meio daqueles meros instrumentos humanos. Foi então que no mês de Agosto do mesmo ano (2016), o grupo começou a visitar as famílias aos sábados com a missão de rezar o cenáculo junto delas. Como também, fez o encerramento da semana da família a convite do padre. 

Diante de uma realidade onde os valores espirituais são sufocados por um naturalismo humano, onde não se valoriza mais as tradições religiosas, o respeito à vida declina, e a oração fica a cada dia mais esquecida e substituída pelos afazeres do dia a dia, precisamos de um lugar de refúgio, onde podemos encontrar pessoas que precisam e buscam a Deus.

“O grupo de oração é o lugar aonde podemos voltar a ser criança” Padre Léo.

Mediante a essa frase de Padre Léo, podemos meditar qual é o chamado do grupo de oração. Lá é esse lugar que nos deixa livres de nós mesmos, onde podemos nos encontrar em intimidade com Jesus. Se permitindo ser criança em seu colo, ou para chorar ou para sorrir.

A missão do grupo é resgatar a verdadeira identidade que o Senhor deu a cada ser humano, mostrar o valor e a importância de cada um em meio a sua vocação e aos chamados de Deus. Pregando a verdade que está na palavra, pois é ela que nos converterá que nos fará mudar nossa mentalidade mundana, se nos deixamos convencer pelo Espírito Santo.

 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8; 32.

Fundador: Darlan Dias. Co-Fundadores: Ana Merice, Fabiana Meneses, Jéssica Oliveira.


Autor (a): Fernanda Venâncio.


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

VIRTUDES DE NOSSA SENHORA (PARTE 4)

                                                  ORAÇÃO CONTÍNUA



            Maria era obediente, humilde e mulher de fé viva, como vimos até agora, mas não para por aí. Nossa Senhora e suas várias virtudes vem nos ensinar e formar também no seu exemplo de vida de oração. Ela que em toda sua vida, em todos os momentos, diante de qualquer situação era uma mulher de profunda e contínua oração. 

Nossa Senhora era silenciosa, estava sempre num espírito perfeito de oração. Tinha a vida mergulhada em Deus, tudo fazia em Sua presença. Mulher de oração e contemplação, sempre centrada em Deus. Buscava a solidão e o retiro, pois é na solidão que Deus fala aos corações. “Eu a levarei à solidão e falarei a seu coração” (Os 2, 14). Em sua vida a oração era contínua e perseverante, meditando a Palavra de Deus em seu coração, louvando a Deus no Magnificat, pedindo em Caná, oferecendo as dores tremendas que sentiu na crucificação de Jesus, etc.[1].

Santo Agostinho nos ensina que “A oração é uma chave que nos abre as portas do céu”, Santa Teresa D’Ávila que “orar é tratar da amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama”. Quantos são os ensinamentos dos santos a cerca da oração e da união profunda com Deus. Eles confirmam tudo o que o próprio Jesus nos ensina nos Evangelhos. Maria é esse modelo perfeito de oração, que peçamos a ela que interceda por nós e nos dê a graça de uma autêntica vida de oração, um coração que ama a Deus e que deseja se encontrar cada dia mais e mais na sua graça. Que o nosso coração arda de amor pelo amado e que assim como a corsa suspira pelas águas, também nossa alma suspire pela oração e intimidade com o Espírito Santo de Deus. Pois está claro que a oração insistente e continua nunca ficará sem respostas. E ainda que não tenhamos as respostas que desejamos, mas que tenhamos em nossos corações o desejo de amar a Deus como Maria amou, sem nenhum interesse. “Quisera ser como Maria e amar-Te, meu Deus, sem tantas razões, sem mais ideias, por boas que sejam. Quero só a ideia de amar-Te”(Santa Teresinha do Menino Jesus).

 

Santa Maria, Rogai por nós!

Autora: Jéssica Oliveira.


REFERÊNCIAS:

[1] Imitando as virtudes de Maria. Site:https://cleofas.com.br/imitando-as-virtudes-de-maria/.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

VIRTUDES DE NOSSA SENHORA (PARTE 3)

                                                      FÉ VIVA


“Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu”
(Lc 1,45)

     Entre as tantas virtudes de Maria, encontramos também o modelo de fé perfeita, viva e eficaz. Desde o inicio ela acreditou em tudo o que o Senhor lhe disse, a própria Isabel exclamou e confirmou sua fé: “Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1,45).

     Maria não duvidou nem mesmo quando tinha diante de seus olhos seu filho sendo condenado, ferido e crucificado injustamente, mesmo diante de toda a dor ela guardava tudo o que o Senhor tinha dito em seu coração, acreditava na ressurreição. Naquele momento ela sofreu e sentiu as dores de uma mãe que sofre ao ver seu filho sofrer, mas em nenhum momento duvidou que Deus estava no controle de tudo e que iria cumprir sua palavra.

     A inabalável fé de Nossa Senhora sofreu imensas provas: – A prova do invisível: Viu Jesus no estábulo de Belém e acreditou que era o Filho de Deus; – A prova do incompreensível: Viu-O nascer no tempo e acreditou que Ele é eterno; – A prova das aparências contrárias: Viu-O finalmente maltratado e crucificado e creu que Ele realmente tinha todo poder. Senhora da fé, viveu intensamente sua adesão aos planos de Deus com humildade e obediência. [1]
      A fé de Maria não mudava de acordo com as circunstancias!

     A fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma virtude, devemos pedir a Jesus como fizeram os apóstolos para aumentar a nossa fé. Porém ter fé não é o bastante, é preciso ser coerente e viver de acordo com o que se crê. “Porque assim como sem o espírito o corpo está morto, morta é a fé, sem as obras” (Tg 2,26). Ter fé é acreditar que se recebe uma graça muito antes de a possuir e é, acima de tudo, ter uma confiança inabalável em Deus! “Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá” (Lc 17,6). [2]

     Que a Virgem Maria nos ensine a acreditar mesmo que tudo pareça contrário, que sejamos fieis a vontade de Deus ainda que, por vezes, pareça que as coisas fugiram do nosso controle. Que possamos guardar no coração as promessas do Senhor e que assim como ela, nossa fé não mude diante das circunstâncias!

     Santa Maria, rogai por nós!

Referencias:

[1] 8 Virtudes de Maria e Como Viver cada uma delas. Site: https://pt.aleteia.org/2016/03/14/8-virtudes-de-maria-e-como-viver-cada-uma-delas/.

[2] Imitando as Virtudes de Maria. Site: https://cleofas.com.br/imitando-as-virtudes-de-maria/.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

VIRTUDES DE NOSSA SENHORA (PARTE 2)


MARIA, EXEMPLO DE HUMILDADE PROFUNDA



Maria levou uma vida muito oculta, é por isso que é chamada pelo Espirito Santo e pela Igreja de “Alma Mater”, mãe escondida e secreta. A sua humildade foi tão profunda que não teve na terra atrativo mais poderoso, nem mais contínuo, do que ocultar-se a si mesma e perante toda criatura, para que só Deus a conhecesse. A fim de atender aos pedidos que ela lhe fez, para que a ocultasse, empobrecesse e humilhasse, aprouve a Deus ocultá-la na sua conceição e nascimento, na sua vida, mistérios, ressurreição e assunção, aos olhos de quase toda a criatura humana. Seus próprios pais não a conheciam e os Anjos perguntavam muitas vezes entre si: “Quem é esta?”, porque o Altíssimo a ocultava; ou, se alguma coisa lhes revela a seu respeito infinitamente mais lhe encobria. [1]

Assim sendo, Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, os seus dons inefáveis. Ele quis que tudo recebêssemos por Maria. Desta forma é enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo, aquela que durante toda a vida quis ser pobre, se humilhou e escondeu até o mais profundo nada, em sua extrema humildade. [2]

 Maria sabia reconhecer-se como humilde serva, sentia-se nada diante do Senhor, sem vaidade nenhuma oferecia ao Senhor os louvores que recebia e não havia nada em seu coração que centrasse nela própria. Ela era simples, todos seus atos eram feitos no silêncio e no escondimento. A humildade de Maria é a principal virtude que esmaga a cabeça do demônio. Nossa Senhora nunca se esqueceu de que tudo nela era dom de Deus. Mas se alegrava em servir ao próximo e se colocava sempre em último lugar. [3]

Maria não tinha desejo de ser reconhecida, não buscava atenção para si, ela sabia que era Jesus o Rei dos Reis, queria ser pequena e nunca buscou seus próprios interesses, ela nem mesmo os tinha. Era toda de Deus e sendo toda de Deus não pensava em outra coisa se não ser pequena e fiel a Sua Santa Vontade. Que nossa Senhora nos ensine, quebrando o nosso orgulho, a buscarmos cada vez mais sermos humildes e pequenos diante de Deus e dos homens, pois a humildade se opõe a soberba. “Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva…” (Luc. 1,48) “Derrubou os poderosos de seus tronos E exaltou os humildes.” (Luc. 1,52). Deixemos nosso orgulho e nossos desejos do nosso querer, nossas vaidades, nosso egoísmo de olhar sempre para nós e que passemos a olhar as coisas do alto, buscando no silencio e no amor ao próximo nos doar cada vez mais em amor que não se cansa de amar e de servir, que tenhamos cada vez mais o desejo de diminuir a nós mesmos  para que Jesus cresça, por vezes mortificando nossa carne, nosso ego, e nos humilhando para que possamos ter um coração moldado a Maria, um amor desinteressado pra si, mas totalmente entregue a Vontade de Deus.

 Rogai por nós santa mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Autora: Jéssica

Referencias

[1] Cf. São Luís M.ª G. de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 5.ª ed., Lorena: Cléofas, 2015, pp. 15, n. 2.

[2] Cf. São Luís M.ª G. de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 5.ª ed., Lorena: Cléofas, 2015, pp. 27, n. 25.

[3] Imitando as Virtudes de Maria. https://comshalom.org/imitando-as-virtudes-de-maria/