quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Segue-me!

 

"Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Se­gue-me”. O homem levantou-se e o seguiu." Mateus 9, 9.

O chamado de Mateus. 1599-1600, por Caravaggio.

No último dia do mês de agosto, mês que a Igreja dedica a refletir sobre a vocação queremos meditar no chamado de Mateus. O nome desse apostolo é Levi, conhecido por filho de Alfeu, conforme narra para nós os evangelistas Marcos e Lucas. 

Levi era um cobrador de impostos, até hoje não se sabe se ele era um contratado do Império Romano para pegar impostos de uma região ou se era um cobrador de pedágios para Herodes Antipas, cobrando daqueles que queriam entrar em partes da palestina. Essa ideia também é válida, pois, Cafarnaum era uma região de grande tráfego de pessoas e mercadorias na época. Seja como for, o que sabemos é que ele ocupava um cargo de destaque e que era detestado pelos judeus porque os cobradores de impostos eram visto como pessoas corruptas, que enriqueciam as custas do povo.

É dentro desse contexto que Levi sente o chamado. Jesus está passando, e no caminho, encontra Levi na coletoria de impostos. Jesus simplesmente olha para Mateus e diz: "Segue-me". Jesus não faz mais considerações, nas faz grandes garantias, apenas convida e Levi, simplesmente se levanta e acompanha Jesus. Portanto, não espere as condições perfeitas para seguir Jesus. Não espere o melhor ambiente, as melhores propostas...  Pois o bom êxito de sua vocação não depende unicamente de você, mas, é a graça de Deus que nos auxilia em nossa caminhada. Ou seja, quando a graça de Deus encontra um coração aberto e acolhedor o resultado é fantástico, vemos os frutos dessa vocação.

Após o encontro pessoal com Cristo Levi muda de nome passa a se chamar Mateus. Na Bíblia, o nome significa a identidade da pessoa. Ou seja, ao ter o seu nome mudado isso indica que Levi decide abandonar a vida velha e passa a acolher a vida nova de Cristo. E você, o que precisa abrir mão para acolher a graça de Deus em sua vida, para abraçar a sua vocação? Pare de criar desculpas hoje mesmo e faça igual a Mateus, apenas responda a graça de Deus em sua vida e você encontrará a verdadeira alegria.

Autor: Darlan Dias.