sábado, 19 de março de 2016

Domingo de Ramos e sua importância



A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações...



A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, onde a Igreja celebra a entrada de Jesus em jerusalém montado em um jumentinho - aqui representa o simbolo da humildade - e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como "Aquele que vem em nome do Senhor". Esse povo presenciou inúmeros milagres de Jesus, e a poucos dias Jesus tinha ressuscitado Lázaro de Bethânia, todos estavam maravilhados. O povo tinha a certeza de que era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que era o Cristo. Pensava que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver - lhe o apogeu dos tempos de salomão.

Para deixar claro que Ele não era um Messias temporal e político, Jesus entra em Jerusalém, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados deste mundo, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Cristo não é Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o inicio a Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo.

Por isso, abaixo explico um pouco o sentido desta celebração:

Os ramos: Lembram o nosso batismo, significa a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: Bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".

Procissão de Ramos: mostra a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.

Entrada "solene" de jesus em Jerusalém:  foi um preludio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte.

O Domingo de Ramos ensina - nos que a luta de Cristo e da Igreja é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei Sagrada de Deus. Contra "a ditadura do relativismo", como disse Bento XVI, que impera.Nos ensina que seguir Cristo é renunciar a nós mesmo, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário