domingo, 28 de fevereiro de 2021

Igreja, Corpo Místico de Cristo

    


    Ora, vós sois o Corpo Místico de Cristo e cada um, de sua parte, é um de seus membros(1Cor 12-27). Ele Jesus Cristo é a cabeça do corpo que é a Igreja(CL 1,18).

    Porque, como o corpo  é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espirito. Assim, o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse:" Eu não a mão, por isso não sou do corpo", acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: "Eu não sou o olho", deixaria ela de ser do corpo? Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas, Deus dispôs no corpo dos membros cada um como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?  Há pois muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer a mão "Eu não preciso de ti", nem a cabeça aos pés "Não necessito de vós". Antes pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. Se um membro sofre todos padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam com ele, isso é mistério da fé.

    Desde os primeiros tempo do Cristianismo o conceito de Corpo Místico de Cristo, foi objeto de comentário e desenvolvimento pelos padres da Igreja.

    Santo Agostinho(apud CIC 795) assim se referia a ele:

    Congratulemo-nos e demos graças pelo fato de nos termos tornado não apenas cristão, mas o próprio Cristo. Estais, compreendendo, irmãos, a graça que Deus nos fez, dando-vos Cristo por cabeça? Admirai e alegrai-vos: nós tornamo-nos  Cristo. Com efeito, uma vez que Ele é a cabeça e nós os membros, o homem completo é Ele e nós(...).A plenitude de Cristo é portanto, a cabeça e os membros. Que quer dizer : A cabeça e os membros? Cristo e a Igreja.

    A igreja é também esposa mística de Cristo. Esta doutrina tem intima ligação com a do corpo Místico. Efetivamente "de todas as relações entre os homens nenhuma prende de maneira mais forte do que o vinculo do matrimônio(...) [e Deus quis assim] dar uma mensagem de sua intima relação com a igreja de seu imenso amor para conosco", como como nos ensina sinteticamente o CIC 796.

    O profeta João Batista anunciou que o próprio Senhor se designou como o "Esposo" e ele apresenta a igreja e cada fiel como uma esposa "desposada" com Cristo Senhor, para tornar com Ele um só Espirito. Ela é a Esposa Imaculada do Cordeiro Imaculado que Cristo amou, pelo qual se entregou "para a santificar" (CIC 5,26) que associou a si por uma aliança eterna, e a qual não cessa de prestar cuidados como ao seu próprio corpo.

    É preciso que nos acostumemos a ver na igreja o próprio Cristo. Pois, é Cristo que vive na sua igreja, por ela ensina, governa e santifica. A verdadeira força da igreja esta  em ser o Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, diz Plínio Corrêa de Oliveira (2002a: 147) no seu famoso ensaio "Revolução e Contra Revolução".



Fontes de pesquisa:

arquidiocesedeonlindarecife.org

Catecismo da Igreja Católica


Ana Merice Nicolau

G.O. Filhos de Maria

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário