sexta-feira, 20 de maio de 2022

Maria: Mãe da Humanidade




"Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo." (João 19, 26-27)

   

   Estamos no mês de Maio, dedicado a nossa mãe, Maria Santíssima. Deste modo, somos convidados a nos aprofundar no conhecimento do mistério salvífico de nosso Senhor Jesus Cristo, para conhecermos ainda mais o papel de Maria como mãe de Deus e nossa mãe e assumirmos confiantemente sua maternidade em nossas vidas.

   As sagradas escrituras nos ensinam que Maria foi escolhida por Deus para ser mãe do Salvador. O Senhor a escolheu para tão escelsa missão e com o consentimento dela, a torna o caminho pelo qual o próprio Deus escolhe para se fazer homem e habitar entre nós. Portanto, Deus quis precisar de Maria. Ele tem em suas mãos o poder de realizar todas as coisas por si só, pois tudo está sob seu domínio, mas Ele quis precisar dela, contar com sua cooperação. 

   Deus a predestinou, desde toda a eternidade, para que por meio dela se cumprisse o plano da salvação. Para que "assim como uma mulher contribuiu para a morte,uma mulher também contribuísse para a vida"(CIC, 488). Assim como entrou no mundo a condenação, pela desobediência de Eva, pela obediência de Maria, entrou no mundo a salvação. Eva tornou-se a "mãe de todos os viventes" (Gênesis 3,20), porém Maria é agora a Nova Eva, capaz de gerar filhos espirituais para a eternidade. 

   Por sua fé e obediência a vontade de Deus, Ela tornou-se participante do mistério da redenção. Aquela que é mãe de Deus, torna-se também nossa "mãe na ordem da graça" (CIC, 968). Como nos explica São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira devoção a Santíssima Virgem: "Uma mesma mãe não dá a luz a testa ou a cabeça sem os membros, nem os membros sem a cabeça: caso contrário teríamos um monstro da natureza. Assim também na ordem da graça, a cabeça e os membros nascem também de uma só mãe[...]" (MONTFORT, 2016, p.30). Dessa forma, assim como Maria deu o seu sim para acolher o menino Jesus em seu ventre, esse mesmo sim se estende a cada um de nós, seus filhos na ordem da graça.

   Assim como o filho segue o exemplo de sua mãe terrena, cada um de nós devemos seguir os passos de Maria, pois tudo nela aponta para Jesus. Durante toda a sua vida ela soube em tudo fazer a vontade de Deus, gerando, cuidando, educando e acompanhando cada passo de seu amado filho, até a consumação do santo sacrifício na cruz, no qual ela também foi participante, oferendo-o em favor de todos os homens.

   Estando aos pés da cruz, o discípulo amado recebe do próprio Cristo seu bem mais precioso, Maria, como sua mãe. E como nos diz a palavra, o discípulo a acolheu consigo. Na pessoa de João, estamos representados cada um de nós e hoje o Senhor nos diz como outrora falou ao discípulo amado: "Eis a tua mãe!"(Jo 19,27). Que possamos pedir ao Espírito Santo, esposo de Maria, que fecunde os nossos corações, nos dando a graça de assumirmos a sua maternidade e acolhê-la verdadeiramente conosco, para que sejamos "guardados, sustentados e criados por esta boa mãe até que ela nos gere para a glória[...]"(MONTFORT, 2016, p.31).

Referências:

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.

MONTFORT, São Luís Maria Grignion de.Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. 7ª edição. Lorena: Cléofas, 2016.

Ivana Marçal Brasil-Grupo de Oração Filhos de Maria

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário