quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O VALOR INFINITO DA SANTA MISSA.

 



"Se os homens conhecessem o valor da Santa Missa, a polícia teria que estar sempre às portas das Igrejas para manter a ordem por causa da grande quantidade de pessoas que a assistiriam".

São Pio de Pietrelcina

   São incomparáveis as graças e benefícios que nos são concedidos, em favor da nossa salvação, através da participação da Santa Missa. Nesta celebração, temos a graça de nos tornarmos participantes do sacrifício do Senhor, vivendo com Ele novamente o caminho do calvário, renovando o mesmo sacrifício da cruz, em que Ele mesmo se imola em favor dos nossos pecados e para nos dar a graça da salvação. 

   O mandamento da igreja determina e específica a lei do Senhor: "Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis tem a obrigação de participar da missa" (Catecismo da Igreja Católica - CIC 2180). Esse nos confirma o terceiro mandamento da lei de Deus, portanto se faltamos a missa sem um motivo justo, estamos cometendo um pecado grave. Porém muitos cristãos ainda não tem consciência disto e vão a missa apenas quando sentem vontade ou julgam necessário. Por isso se faz necessário sabermos a real importância da celebração eucarística em nossa caminhada cristã, até mesmo por que o ser humano é movido por aquilo que julga ser importante e desconhecendo o real valor da santa missa perde-se muitas graças que o Senhor nos concederia através dela.

  O Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 1368, nos diz que o sacrifício de Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos a sua oferta. Nós, como membros do seu Corpo, podemos oferecer juntamente com Ele nossas vidas, nossos sofrimentos e orações, que a partir daí ganham um sentido novo e se tornam agradável aos olhos de Deus.

   A palavra Eucaristia significa "ação de graças". Através desta santa celebração somos movidos a adorar ao Senhor, que é digno de todo honra e louvor, aquele que se deu inteiramente por nós. Glorificando a Ele por toda a obra da criação e salvação da humanidade. 

   Na santa missa, nós cristãos comungamos da mesa da Palavra e da Eucaristia, mas antes disso devemos preparar nossos corações para acolher a presença do Senhor em nós, através do ato penitencial fazemos um exame de consciência e apresentamos a Deus nossas faltas e com um coração contrito, verdadeiramente arrependido, obtemos o perdão dos pecados veniais. Como nos diz São Tomás de Aquino a respeito da Eucaristia, ela é o "remédio pelo qual somos livres das falhas cotidianas e preservados dos pecados mortais". Além disso, a cada missa em que participamos estamos reduzindo a pena temporal que devemos pagar pelos nossos pecados.

   São incomensuráveis os bens que recebemos ao participarmos do banquete pascal. Nesse momento o Senhor nos dá a graça de manter os nossos olhos fixos a sua paixão, de sofrer com Ele, como fez Maria sua mãe, estando aos pés da cruz (Jo 19,25). Recebemos a graça de ter os nossos corações mais unidos a Ele e no momento em que o recebemos, recebemos também a graça da imortalidade, daquele que venceu a morte e ressuscitando dos mortos, nos gerou para a eternidade.

 Que possamos cada dia mais alimentar em nossos corações a certeza de que:

"Não há meio melhor para se chegar a perfeição". Santa Teresa D'Ávila

 Ivana Marçal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário