terça-feira, 27 de outubro de 2020

Como surgiu o Grupo de Oração Filhos de Maria




A origem do grupo de oração filhos de Maria se deu há união de alguns corações com um mesmo propósito: Adorar ao senhor em espírito e em verdade. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4; 24.

Por volta do fim do ano de 2015 e meados de 2016, um pequeno grupo de jovens se reuniam para meditar a palavra e partilhar a vida com um único objetivo: fazer a vontade de Deus. Sanar algumas dúvidas em relação a doutrina da igreja, dificuldades de relacionamentos, entre outros assuntos relacionando a vida cristã. A princípio, esses encontros aconteciam de modo informal; no entanto, com o passar do tempo foi se tomando uma maior proporção exigindo a partir de então novos caminhos. 

A partir desse acompanhamento, Deus foi mostrando um desejo em comum nos corações daquelas pessoas, que era iniciar um novo trabalho de evangelização a partir de um grupo de oração para que se pudesse adorar ao Senhor e alcançar mais pessoas com o mesmo objetivo.

Junto a esse processo, nascia também o Blog: Recanto da Misericórdia Eucarística. Com o objetivo de avançar cada vez mais para águas profundas. Tanto o Blog quanto o Grupo de Oração tem um santo em comum, que inspirou o início destes trabalhos, que é São Padre Pio de Pietrelcina. 

Nesse início eram cerca de 12 pessoas, que tiveram seu primeiro encontro juntos em 08/07/2016 na Igreja Matriz de Água Branca, com o intuito de rezar e adorar o Santíssimo Sacramento. O pároco da época, Padre Expedito apoiou a ideia e permitiu que assim fosse feito. Nas próximas três semanas seguintes o grupo passa a se reunir aos sábados à noite, ainda de forma fechada, ouvindo a Deus e se preparando para acolher a comunidade.

Na primeira semana de Agosto de 2016 o grupo foi aberto há toda a comunidade na Igreja Matriz, de início aos sábados, depois passou a ser nas segundas feira e por fim hoje é realizado a cada terça feira às 19:00 h. O mesmo segue uma dinâmica de oração, adoração, louvor e pregação da palavra tudo por meio da intercessão de Nossa Senhora. Um dia por semana (segunda feira) o grupo (núcleo) se reúne para rezar e ouvir a Deus.

Mas não parou aí, o Senhor queria mais, Ele os chamava a doar a vida como Maria, ser servo de cada homem por amor. Diante do sim de cada um, o Senhor foi dando as coordenadas de como gostaria de chegar de forma mais intima até as pessoas por meio daqueles meros instrumentos humanos. Foi então que no mês de Agosto do mesmo ano (2016), o grupo começou a visitar as famílias aos sábados com a missão de rezar o cenáculo junto delas. Como também, fez o encerramento da semana da família a convite do padre. 

Diante de uma realidade onde os valores espirituais são sufocados por um naturalismo humano, onde não se valoriza mais as tradições religiosas, o respeito à vida declina, e a oração fica a cada dia mais esquecida e substituída pelos afazeres do dia a dia, precisamos de um lugar de refúgio, onde podemos encontrar pessoas que precisam e buscam a Deus.

“O grupo de oração é o lugar aonde podemos voltar a ser criança” Padre Léo.

Mediante a essa frase de Padre Léo, podemos meditar qual é o chamado do grupo de oração. Lá é esse lugar que nos deixa livres de nós mesmos, onde podemos nos encontrar em intimidade com Jesus. Se permitindo ser criança em seu colo, ou para chorar ou para sorrir.

A missão do grupo é resgatar a verdadeira identidade que o Senhor deu a cada ser humano, mostrar o valor e a importância de cada um em meio a sua vocação e aos chamados de Deus. Pregando a verdade que está na palavra, pois é ela que nos converterá que nos fará mudar nossa mentalidade mundana, se nos deixamos convencer pelo Espírito Santo.

 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8; 32.

Fundador: Darlan Dias. Co-Fundadores: Ana Merice, Fabiana Meneses, Jéssica Oliveira.


Autor (a): Fernanda Venâncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário